Três aeronaves da frota do Governo do Estado saíram na manhã desta terça (19) com aproximadamente 80 mil doses para distribuição das vacinas no Interior do Paraná. Conforme o cronograma, serão em torno de 15 viagens entre Curitiba e os municípios-sede de algumas regionais. Assim sendo são as regionais de saúde que recebem as vacinas Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, em Guarapuava a aeronave PP-EUS Seneca III chega às 15h30. Conforme a AEN, essa aeronave traz também as 1.079 primeiras doses previstas para a 4ª Regional de Irati. Esse avião também abastece as regionais de Telêmaco Borba, Manoel Ribas e Umuarama . Já o avião PP-MMS Gran Caravan vai para Londrina, Pato Branco e Cascavel. O PR-PRX King Air 350 para Maringá e Apucarana.
Também seriam utilizados dois helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para entregas em Adrianópolis, Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná, no Vale da Ribeira, e São Mateus do Sul e União da Vitória. Entretanto, as condições atmosféricas impediram o transporte, que será terrestre.
VACINAÇÃO COMEÇA NESTA QUARTA
De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a previsão é de chegada das vacinas em todas as regionais nesta terça. Assim, o início da vacinação está previsto para esta quarta (20). Porém, alguns municípios farão imunizações simbólicas ainda hoje.
A ideia é vacinar os grupos focais nesse primeiro momento. Continuaremos com todos os esforços para trazer mais imunizantes ao Paraná para alcançar até quatro milhões de pessoas até maio.
O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses nessa primeira etapa, 22.720 reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.
Conforme a AEN, elas foram divididas em dois lotes de 132.540: um será encaminhado imediatamente e outro apenas após três semanas. Esse é o intervalo de aplicação entre as doses. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias.
De acordo com o governo, a primeira aplicação alcançará 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959. Assim a aplicação respeitará o Programa Estadual de Imunização (PEI). Nos primeiros grupos prioritários também estão idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, indígenas e pessoas com deficiência severa.
As vacinas chegaram em três aviões comerciais nesta segunda (18) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O primeiro pouso aconteceu no Estado às 18h53.
Leia outras notícias no Portal RSN.