22/08/2023
Cotidiano Região

Simepar alerta para a possibilidade de chuva volumosa na Região

Em Guarapuava, o volume de chuva pode chegar a 50 milímetros até o fim do dia. Irati, uma das cidades afetadas pela chuva, deve registrar 81 milímetros

6944e74a-e2a0-4445-881f-4438887b68c7

A chuva deve chegar a toda Região (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

A previsão de chuva forte desde o início da semana para Guarapuava e Região vem se cumprindo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu nessa terça (19) um alerta laranja de tempestade para a Região. Em Irati, houve pelo menos 30 pontos de alagamento e, pelo menos, 50 pessoas ficaram desabrigadas. A previsão para Guarapuava hoje é de 50 milímetros.

De acordo com os especialistas, a circulação dos ventos continua transportando ar quente e úmido. Ainda conforme as informações, a chuva forte não está prevista apenas para Guarapuava. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o momento não houve registros de estragos no município.

Em Pinhão, o acumulado pode chegar a 40 milímetros. Já em Prudentópolis, deve registrar 68 milímetros. Além disso, Irati, que está sendo afetada pelas chuvas desta semana, deve registrar o maior volume de chuvas esperado para a Região: 81, 8 milímetros. Segundo os meteorologistas, o volume mais expressivo é esperado até o fim desta manhã. Em Candói, a precipitação deve somar 44 milímetros de volume. Em Turvo, 43 milímetros.

ORIENTAÇÃO

O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, os cidadãos não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, pede que se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Por fim, disponibiliza números para que qualquer pessoa obtenha maiores informações ou solicite atendimento: Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.