Entrada apenas pelas portarias oficiais, com cadastro e uso de máscaras são algumas exigências para quem visita os Parques Estaduais do Paraná. Na Região, o Monumento Salto João não é diferente,
As orientações estão na Portaria nº 06/2021, publicada no início do mês pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
A Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto elaborou, ainda, o Informativo nº 01/2021, com orientações às administrações das Unidades e à população. A fim de evitar transtornos, é indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas.
A fim de evitar aglomeração, o horário de visitação nas 21 Unidades é das 8h às 17h. Além disso, a capacidade máxima de público reduziu-se em 50%,
Ainda de acordo a publicação, está proibida a prática de esportes coletivos nas dependências das UCs, bem como a promoção de eventos. Também estão vetados os acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, é importante a atenção e o respeito às medidas de combate ao covid-19 para a segurança de todos. “Com o respeito aos protocolos, é possível que as Unidades de Conservação fiquem abertas para que todos possam visitá-las”.
As portarias dos Parques Estaduais devem ter álcool em gel à disposição do público. As administrações devem aumentar a higienização das dependências e medir a temperatura dos visitantes. Todavia, turistas com medição de temperatura corporal acima de 37,8ºC terão o acesso negado ao parque.
Ao todo, são 21 Parques Estaduais para visitação abertos ao público no Paraná.
INFRAÇÃO
Contudo, caso o visitante não siga as determinações impostas pelo órgão ambiental, isso acarreta em infração ambiental prevista no Decreto Federal nº 6.514/08. O decreto dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Leia outras notícias no Portal RSN.