22/08/2023


Cotidiano Região

Reserva de Marrecas em Turvo perde Pedro Cornélio Seg-Seg

Pedro Cornelio respondia também pela vice-presidência do Conselho Nacional dos Povos Indígenas, cargo que exerceu durante muitos anos

caminho_da_terra_sem_males_-_turvo_-_imagem_gralha_azul_turismo_e_aventura_1 (1)

 

Reserva Indígena de Marrecas (Foto: Gralha Azul)

Uma das mais tradicionais lideranças indígenas do país, Pedro Cornélio Seg Seg, morreu nesta semana. Ele respondeu pela reserva de Marrecas, como cacique, em Turvo. Entretanto, o ativismo em defesa dos povos indígenas o fez se destacar em nível nacional. Tornou-se vice-presidente do Conselho Nacional dos Povos Indígenas.

Conforme a trajetória do indígena, ele também se destacou por ser um incentivadores da criação do ICMS Ecológico no Paraná. Ele também atuou para a implantação do Vestibular para os Povos Indígenas.

De acordo com a deputada Cristina Silvestri, esses projetos se tornaram lei por iniciativa do então deputado Cezar Silvestri. O indigenista guarapuavano Edívio Battistelli  apoiou os projetos.
Entretanto, não foi possível obter mais informações sobre a causa da morte de Pedrinho Seg Seg, ou ‘cobra ligeira’.

DEPUTADA LAMENTA

A deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) lamentou a morte de Pedrinho Seg Seg. Ela fez uma postagem no Facebook.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo