22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Dia da Padroeira será comemorado com missas em Guarapuava

O feriado de Nossa Senhora de Belém será diferente este ano. Por conta da covid-19, as barracas e a praça de alimentação estão suspensas

destaque vcatedral nossa senhora de belém

Dia da Padroeira será comemorado com missas em Guarapuava (Foto: Anderson Zacalusni)

Hoje (2) é o dia de Nossa Senhora de Belém, padroeira de Guarapuava. Mas a tradicional festa celebrada pelos católicos será diferente este ano. Isso porque com a pandemia da covid-19, o feriado terá que ser comemorado apenas com a parte religiosa.

De acordo com o Padre Jean Patrik Soares, pároco da Catedral, ficam suspensas as barraquinhas e a praça de alimentação. Entretanto, hoje as missas ocorrerão às 7h, 9h30, 15h e 19h. Contudo, os fieis só poderão participar mediante a retirada de senhas.

HISTÓRIA

Considerada uma das igrejas católicas mais bonitas do Estado, Dom João VI criou a Catedral Nossa Senhora de Belém. A instituição como Capela Curada deu-se em 1809. Hoje, é impossível falar da história de Guarapuava sem falar desta Igreja. Afinal, o desenvolvimento inicial do município está intimamente ligado a ela.

(Foto: Ascom/Diocese de Guarapuava)

Conforme os registros da diocese de Guarapuava, a igreja foi construída por portugueses, que colonizaram a Região e passaram a evangelizar os índios que viviam aqui. A primeira missa da catedral ocorreu no dia 10 de junho de 1810. Desse modo, Nossa Senhora de Belém passou a ser a padroeira do município.

Neste feriado da padroeira, a bicentenária catedral passará a ser santuário. Em contrapartida, a nova sede construída ao lado, passará a ser a Catedral.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo