A temporada do verão provoca um aumento nos casos de varicela, também conhecida como catapora. Essa doença é mais comum entre o final do inverno, na primavera e, principalmente, no verão. O pico de casos, porém, acontece entre agosto e dezembro.
De acordo com o médico Fernando Pedrotti, chefe do Departamento Epidemiológico de Guarapuava, os sintomas básicos são: febre, dor no corpo, dor de cabeça que acontecem durante dois dias. Depois, há a formação de pequenas lesões avermelhadas na pele que se tornam salientes. "Há a formação de bolhas de d´água que se rompem e formam uma crosta", explica o médico.
Das doenças infecto-contagiosas a varicela é mais transmissível. "De 100 casos detectados no período de incubação, 80% de pessoas que tiveram contato vão desenvolver a doença".Por isso, o médico recomenda que as pessoas evitem o contato com pessoas contagiadas.
No caso do paciente que está com a doença a recomendação é muito repouso, não se auto-medicar e evitar a ingestão de AS que pode levar À complicações graves. "A pessoa deve também ter uma alimentação saudável, prezar pela higiene. Ao contrário dos que os mais antigos diziam, o paciente pode e deve tomar banho normalmente para evitar e/ou reduzir a infecção e buscar orientação médica", afirma Pedrotti.
A varicela é mais comum em crianças em idade escolar até o idoso e só dá uma vez na vida.
A varicela, entretanto, só dá uma vez na vida.