Desde 2010, o índice de mortalidade infantil reduziu em 50% em Guarapuava. Conforme os dados preliminares da Secretaria de Saúde, o ano de 2020 fechou sem nenhum registro de morte materna.
De acordo com o secretário da Saúde, Jonilson Pires, o indicativo é resultado de planejamento estratégico.
Em 2010, tínhamos o coeficiente de 17,9 mortes a cada mil nascidos vivos. No ano passado, a taxa de mortalidade foi de 9,55 a cada mil nascidos vivos, uma diferença muito significativa. Um fator que contribuiu para isto, foi o fortalecimento da Unidade Básica, onde as gestantes podem contar com atendimento completo do município, por meio do programa Mamãe Guará.
MAMÃE GUARÁ
Desde 2013, o programa Mamãe Guará fornece todos os exames do pré-natal para as guarapuavanas. Dessa maneira, no pós-parto, os bebês recebem acompanhamento e cuidado necessário para crescerem saudáveis.
Conforme Gislaine Galvão de 30 anos, mãe de primeira viagem, esse acompanhamento se mostrou imprescindível. “Tive um suporte muito bom, logo que cheguei em casa, me ligaram perguntando como estava a minha recuperação, perguntaram da nenê, eu achei muito bom”.
Por fim, para receber o atendimento, basta a gestante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e terá acesso ao serviço.
Leia outras notícias no Portal RSN.