22/08/2023


Cotidiano Paraná

Morre René Dotti, um dos ícones do Direito nacional

Em Guarapuava, o escritório de René Dotti atuou na defesa de 'Carli Filho' e agora participa da acusação contra Luis Felipe Manvailer.

f9bd2cec-3528-4cf8-91ba-590d0711dcc1

*Matéria em atualização

René Dotti tinha 86 anos (Foto: Reprodução)

A advocacia brasileira acaba de perder um dos maiores ícones. Morreu o advogado René Ariel Dotti, de 86 anos, um dos mais conceituados operadores do Direito nacional, radicado em Curitiba. De acordo com informações repassadas por advogados que atuam no escritório de Dotti, ele morreu pouco antes das 11h, desta quinta (11), por parada cardíaca.

De acordo com o criminalista Gustavo Scandelari.”Ele estava em casa, na cama. Estava bem de saúde. Estamos tristes. Mas felizes pela vida digna, de trabalho e bons exemplos, que ele teve”, escreveu Scandelari ao Portal RSN.

Hoje, o escritório de Dotti representa a família de Tatiane Spitzner na acusação contra Luis Felipe Manvailer, julgado por feminicídio. Entretanto, o caso mais ácido enfrentado por René Dotti é a defesa do ex-deputado Fernando Carli Filho. Durante esse processo, quando o Senado Federal, em 2012, constituiu uma Comissão de Reforma do Código Penal Brasileiro, Dotti estava lá e apresentou proposta de alterar a redação do  artigo 18 do CP. Ou seja, onde “diz-se crime: I- doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco consentindo em produzi-lo” com redução de pena de 1/6 a 1/3 “quando o fato for praticado com dolo eventual”.

CONTRA A DITADURA MILITAR

Nascido em Curitiba 15 de novembro de 1934, formou-se em Direito pela UFPR. Começou advogar na década de 50. Conforme a trajetória profissional de Dotti, destacou-se na luta contra a ditadura militar. Assim, defendeu jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes e outros perseguidos pelo regime. Entretanto, por quase seis décadas, Dotti contribuiu com o ensino jurídico, com diversos livros e pareceres. Ele também respondeu pela Secretaria de Estado da Cultura. Era conhecido por ser apreciador das artes.

Conforme informações do escritório jurídico, Dotti deixa a esposa Rosarita, as filhas Rogéria e Cláudia, e os netos Gabriel, Pedro, Lucas e Henrique, além de uma legião de admiradores na área do Direito e em todas as esferas da sociedade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo