A Agência Estadual de Notícias do Paraná informou na tarde desta sexta (11) que está avançando a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 no Estado. Conforme as informações, nesta semana, diversos municípios iniciaram a segunda etapa da imunização. Em Guarapuava, a primeira remessa com as segundas doses chegou dia 10 de fevereiro e as aplicações terão início dia 17 de fevereiro.
Desse modo, o município recebeu 1.616 doses, das 5.920 destinadas à Regional. O esquema da segunda dose começou pelos idosos que vivem em asilos. E ainda profissionais que atuam nestes locais e pessoas com deficiências severas. Depois disso, segue com a vacinação dos indígenas aldeados. E ainda, trabalhadores da saúde da linha de frente, que são os grupos imunizados na primeira etapa da vacinação.
DISTRIBUIÇÃO
A distribuição do imunizante foi feita pelo Governo do Estado. A coordenação é da Secretaria Estadual da Saúde, e já está em processamento nos municípios. O esquema segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. As doses já estão nos municípios e foram enviadas anteriormente, de acordo com as remessas recebidas do Ministério da Saúde.
O secretário da Saúde, Beto Preto afirmou que o Governo está otimista com o início de mais uma etapa para a imunização dos grupos prioritários. “Estamos organizados para seguirmos com a vacinação de toda a população. Seguindo sempre as regras estabelecidas pelo PNI, que é um programa de vacinação reconhecido internacionalmente”.
A vacinação segue em todo Estado e ocorre de acordo com o recebimento de imunizantes, de forma gradual e escalonada conforme o Plano Estadual de Vacinação. Até o fim de maio de 2021 a expectativa do Governo do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de paranaenses.
DOSE 2
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância do registro da vacina, que garante o recebimento da segunda dose. “A partir da aplicação da segunda dose as pessoas estarão mais protegidas contra a ovid-19 e para isso destacamos que é fundamental o registro da primeira vacina recebida”.
Além disso, números preliminares da vacinação nestes grupos apontam que dos 12.224 idosos com 60 anos ou mais institucionalizados, cerca de 11 mil já receberam a primeira dose e agora receberão a segunda. Assim, dos 10.565 indígenas aldeados, 8.167 haviam recebido a primeira dose até a quarta (10).
Leia outras notícias no Portal RSN.