A média móvel de novos casos de covid-19 chegou a 77,71 por dia em Guarapuava. De acordo com os dados divulgados diariamente pela Saúde, em comparação às duas semanas anteriores o cenário representa uma alta de 72,15%. Estes índices são apontados pelo perfil Guarapuava Covid em Gráficos no Instagram e as análises são feitas por Lucas Pauluch.
Além disso, o primeiro caso confirmado em Guarapuava, ocorreu em 26 de março. Após 210 dias desde a confirmação do primeiro caso, a Saúde chegou ao milésimo caso positivo. Depois disso, em 107 dias, as confirmações atingiram a marca dos sete mil.
Atualmente, o município contabiliza 7.846 casos confirmados. O maior índice de confirmações ocorreu em 27 de novembro, quando a média diária de novos positivados chegou a 84,71 casos. Entre 21 e 27 de novembro houve 593 pessoas positivadas para a doença. Além disso, os ativos somam 744. O que representa 9,48% do total de casos positivos.
Entretanto, o maior número de casos ativos em Guarapuava ocorreu em 17 de dezembro, quando 970 pessoas tinham potencial de contaminação. Para se ter uma ideia, neste período, levando em consideração que cada paciente ativo tinha potencial de contaminar outras seis pessoas, 5.820 moradores ainda poderiam ser contaminados pelos ativos na época. Desse modo, dois meses depois, os casos confirmados saltaram de 4.047 para 7.846. E as mortes, de 48 para 107.
LOTAÇÃO HR
Por fim, o departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado atualizou os dados sobre a ocupação de leitos nos hospitais da Região que tem atendimento exclusivo para a covid-19. Conforme os dados divulgados nesta quinta (18), o Hospital Regional de Guarapuava está atualmente com 80% dos leitos de UTI ocupados. Além disso, a ocupação dos leitos de enfermaria é de 25%.
Leia outras notícias no Portal RSN.