22/08/2023
Região Segurança

PM prende em Prudentópolis, quadrilha que roubou carreta em PG

O motorista da carreta e uma mulher foram rendidos e sequestrados pelos ladrões, que os ameaçaram de morte e queriam roubar a carga

c9ce5686-d866-44b6-abe4-e2a20fd2a5ec

O motorista da carreta e uma mulher foram sequestrados pelos ladrões e ameaçados de morte (Foto: Ascom/Polícia Militar)

A Polícia Militar prendeu quatro ladrões que roubaram uma carreta em Ponta Grossa, sequestraram o motorista e uma passageira, e os abandonaria em Guarapuava após levarem a carga. Mas o plano deu errado. Conforme a PM, na tarde dessa quarta (24), a carreta Scania Vermelha que seguia sentido Guarapuava foi avistada na BR-373, na Localidade de Bracatinga em Prudentópolis.

A Polícia Militar deu ordem de parada, mas o motorista não obedeceu. Após alguns quilômetros de acompanhamento tático, a equipe policial fez disparos nos pneus da carreta, que travou e foi estacionada na rodovia. Em seguida, dois homens de 30 e 34 anos saíram correndo e entraram na mata. De acordo com a PM, um deles caiu em uma valeta e acabou preso. Ele estava armado com revólver. Ao ver a prisão do comparsa, o outro se entregou.

SEQUESTRADOS

Dentro da cabine da carreta, a Polícia Militar encontrou um homem de 48 anos e uma mulher de 50 anos. Conforme a PM os dois estavam em estado de choque e relataram que três ladrões os roubaram em Ponta Grossa. De acordo com o casal, dois dos bandidos estavam armados e anunciaram o assalto. Em seguida, fizeram o casal refém. A mulher disse que teve o celular roubado.

Com um dos ladrões presos, os policiais localizaram uma quantia em dinheiro, três folhas de cheque e um revólver calibre 357, carregado com cinco munições intactas. A arma não tinha registro. Na mata, a PM encontrou três celulares, sendo dois dos ladrões e um celular do motorista da carreta. Os dois ladrões foram presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis.

PLANO

Para as vítimas, os bandidos disseram que queriam roubar a carga da carreta. Eles usaram de agressividade e fizeram ameaças de morte ao casal. De acordo com relato, um dos ladrões teria a função de motorista. Porém, os ladrões optaram que o motorista da carreta dirigisse até Guarapuava. O plano era chegar, roubar a carga, liberar os reféns e abandonar a carreta.

Contudo, no caminho em Imbituva, um dos três ladrões desceu da carreta na BR-373. Ele estava armado e era o mais agressivo. Após denúncias de que ladrões em um GM Onix Branco tinham roubado uma carreta em Ponta Grossa, policiais da Rotam abordaram o carro na Localidade de Mato Branco.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

DENTRO DO CARRO

No carro estavam outros dois ladrões de 38 anos e de 21 anos, este último inicialmente se identificou como sendo menor de 17 anos. Dentro do carro havia uma máquina de choque, uma corda, duas blusas de moletom cinza e um comprovante de pagamento do pedágio em Imbituva.

O comprovante informava que o carro passou pelo posto de pedágio sentido Guarapuava às 12h55min. Desse modo, a informação condizia com a denúncia de participação do carro no roubo da carreta. Na porta do passageiro havia dois celulares. Diante da suspeição, os policiais conduziram os dois até a Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis.

RECONHECIMENTO

Conforme a PM, após consulta ao sistema, os policiais constataram que o menor de 17 anos, na verdade se tratava de um homem de 21 anos, foragido da justiça e com mandado de prisão em aberto por roubo agravado.

As vítimas reconheceram o ladrão de 21 anos como sendo o mais agressivo. De acordo com relato, ele desembarcou da carreta perto do pedágio de Imbituva e entrou no GM Onix, onde já estava o quarto ladrão de 38 anos. Um dos celulares que estavam com o ladrão no carro foi reconhecido pela mulher.

Eles confessaram a participação no roubo da carreta, fazendo o casal refém. E disseram ainda que o GM Onix seguia a frente. O ladrão de 38 anos afirmou que estava armado, mas que deixou a arma dentro do caminhão. Por fim, a PM prendeu os quatro e os encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil, junto com os objetos recuperados e apreendidos, arma e munições.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo