Dados divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde de Guarapuava confirmam que a média diária de casos ativos, entre os dias 1 e 24 de fevereiro, foi de 664. Conforme os especialistas, um paciente em situação ‘ativa’, ou seja, com potencial de contaminação, pode transmitir a doença para outras seis pessoas. Levando em consideração esta conta, 3.984 pessoas poderiam ter sido contaminadas por dia, neste período.
Somente nessa quarta (24), 833 casos estavam ativos no município, o maior número desde o dia 1º de fevereiro. A média é a somatória de casos ativos por dia no período, dividida pela quantidade de dias em avaliação. O menor número de casos ativos ocorreu em 3 de fevereiro, quando 469 pacientes tinham potencial de contaminação.
OCUPAÇÃO UTI HR
O Departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado divulga ainda com frequência a ocupação dos leitos exclusivos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da covid-19. No dia 1º de fevereiro, os leitos de UTI ocupados no Hospital Regional de Guarapuava totalizavam 80%.
A menor ocupação ocorreu em 12 de fevereiro, quando 63% dos leitos de UTI estavam ocupados no HR. Há três dias, todos os leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) da unidade hospitalar estão ocupados. Atualmente, o HR tem 30 leitos disponíveis de UTI.
MACRORREGIÃO
A Macrorregião de Saúde Leste, que engloba as regionais de Saúde – 2ª Regional de Saúde de Curitiba, 4ª Regional de Saúde de Irati, 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba e a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória -, registra uma taxa de mortalidade nas unidades exclusivas do SUS de 12,1% na UTI adulto. A taxa de alta médica, no período entre 1 e 24 de fevereiro, é de 11,7%.
Leia outras notícias no Portal RSN.