Já completaram 11 meses desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Guarapuava. E hoje (26), o município atingiu um novo recorde em relação a doença, com 182 novos casos positivados. Além disso, o município já totaliza 117 mortos, 7.661 pacientes recuperados, 250 casos em investigação e 8.277 casos descartados.
Desde o começo da pandemia são 8.567 positivados no município. Guarapuava tem 789 casos ativos, ou seja, pessoas com alto potencial de contaminação. Em fevereiro, o município alcançou o pico da doença.
Portanto, o recorde de mortes ocorreu em 5 de fevereiro, quando cinco guarapuavanos morreram. Somente nos 24 primeiros dias de fevereiro, 664 pacientes estavam em média ativos por dia. Desse modo, no mês de fevereiro o município alcançou a maior média móvel de casos desde o início da pandemia.
PARANÁ
Dessa maneira, o Governo do Estado preparou uma força-tarefa de emergência para conter a disseminação do novo coronavírus no Paraná. Com o aumento nos casos de covid-19 e a taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) se aproximando do 100%, Ratinho Junior endureceu as medidas de prevenção no fim da manhã desta sexta (26).
Entre as principais medidas anunciadas no decreto estão a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado até 8 de março. Assim, a ampliação na restrição de circulação das pessoas, que passa a ser das 20 horas às 5 horas, a partir da meia-noite deste sábado (27).
As aulas na rede pública estadual que começariam na segunda (1), foram adiadas. Em instituições particulares, as aulas serão suspensas. Sendo assim, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta (26) 4.550 novos casos de covid-19 e 74 mortes pelo novo coronavírus. Por fim, os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 633.525 casos confirmados e 11.452 mortes em decorrência da doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.