22/08/2023
Guarapuava Paraná Política Saúde

Guarapuava entra no circuito para compra de vacinas

Prefeitos se unem em consórcios para comprar vacinas direto de laboratórios, seguindo orientação do STF. Porém, só no caso de omissão federal

Vacinacao Pinhais

Celso Góes participou de reunião on-line com prefeitos de outros 10 municípios (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O prefeito Celso Góes (Cidadania) de Guarapuava se une a outros municípios para compor um consórcio. O foco é a compra de doses da vacina contra a covid-19. De acordo com o prefeito, ele se soma à proposta feita pela Frente Nacional de Prefeitos, após o Supremo Tribunal Federal (STF) dar essa autorização.

Entretanto, a compra de vacinas por estados e municípios, segundo STF, só poderá ocorrer em caso de descumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo governo federal. Conforme o STF, ou ainda de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. Algumas cidades estão interrompendo a vacinação contra a covid-19 pela falta de imunizantes disponíveis.

Todavia, prefeitos já se organizam. Conforme Celso Góes, na tarde dessa segunda (1) ele participou de reunião on-line com prefeitos de outros 10 municípios. A ideia é envolver o maior número possível de cidades para o projeto ganhar corpo e a iniciativa decolar. “A Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus, ganharia em agilidade, acelerando o ritmo das aplicações, fazendo a fila andar mais rapidamente”.

EM GUARAPUAVA

Com uma população estimada em mais de 180 mil habitantes, Guarapuava vacinou 4.426 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos. Alguns já tomaram a segunda dose da vacina. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nessa segunda (1) 480 pessoas receberam a vacina.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.