*Reportagem com vídeo
A fiscalização de Irati mantém o rigor contra quem descumprir o decreto estadual que restringe as atividades em todo o Paraná desde sábado (27). Conforme a Guarda Municipal, casos como as aglomerações por exemplo, que desrespeitam o decreto estadual e o toque de recolher estão sendo dispersos.
Além disso, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e o setor de Tributação da Prefeitura de Irati mantém o rigor na fiscalização. De acordo com o Porta Clique, os fiscais autuaram um estabelecimento por abrir e desrespeitar a medida, já que apenas serviços essenciais estão autorizados a abrir.
Sendo assim, a colaboração dos moradores locais é essencial. Por meio de denúncias, as equipes policiais de toda a Região atendida pela 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, em parceria com órgãos municipais, age para evitar a propagação da covid-19.
SITUAÇÕES DURANTE A SEMANA
No início dessa semana algumas situações chamaram a atenção. Em Irati, em uma ação em um bar na rua XV de Julho, no Centro, a PM apreendeu quatro buchas de cocaína, pesando três gramas. Também interditou um estabelecimento e multou o proprietário em 40 Unidade de Referencia Municipal, R$ 3.251,20. Na blitz, os policiais abordaram 200 pessoas e multaram 108 pessoas por não usarem máscara.
Já em Ivaí, dois bares foram fechados. Desse modo, no primeiro estabelecimento visitado, 15 pessoas desrespeitavam as medidas de prevenção e no segundo três pessoas. Assim, os fiscais orientaram os proprietários sobre os decretos em vigor e entregaram cópias dos documentos fornecidos pela Polícia Militar.
FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES
Além disso, após denúncia anônima, Policiais Militares de Fernandes Pinheiro se deslocaram para a comunidade de Angaí, onde dois bares estariam funcionando contrariando os decretos. Na fiscalização um deles estava fechado. Mas, no outro havia três pessoas ingerindo bebidas alcoólicas. Sendo assim, a equipe orientou o proprietário e fechou o estabelecimento.
Em Teixeira Soares, a Polícia Militar acompanhou a Vigilância Sanitária para averiguar denúncia de uma festa na rua Índios do Brasil, no bairro Vila Nova. Na residência, os policiais encontraram 15 pessoas em uma confraternização. Então, o dono acatou a recomendação para acabar com a festa. Em seguida, os participantes deixaram o local.
COVID-19 EM IRATI
Além disso, Irati teve aumento de pessoas internadas nos últimos dias com covid-19. Até essa terça (2), 14 pessoas seguiam em tratamento em hospitais, sendo oito em enfermaria e seis em UTI. O número de infectados também cresceu. Nas últimas 24 horas, a saúde registrou 28 novos casos.
De acordo com o informe epidemiológico, o município soma 3.415 confirmações da doença e tem 3.237 recuperados. Estão em isolamento domiciliar 128 pessoas e há 79 casos em investigação. Irati acumula 36 mortes desde o início da pandemia.
GUARAPUAVA
Em Guarapuava, desde que o decreto entrou em vigor, algumas situações de descumprimento também chamaram a atenção. Primeiro a denúncia de que uma festa estaria ocorrendo em uma chácara do município. Por volta das 22h, na estrada do Rocio, bairro Aeroporto, uma ‘rave’ com cerca de 70 pessoas desrespeitou todas as medidas.
Conforme a PM, além da aglomeração, havia bebida alcoólica, narguilés e drogas. Além disso, até essa terça (2), 14 estabelecimentos de Guarapuava receberam multa de R$ 5 mil. Entre eles estão, lojas de departamentos, bares e lanchonete com consumo no local.
Por fim, as ações de fiscalização serão desenvolvidas enquanto vigorar o Decreto do Estado. A quarentena restritiva termina às 5h do dia 8 de março.
Leia outras notícias no Portal RSN.