22/08/2023


Cotidiano Região

Pinhão decreta fechamento do comércio entre 5 e 8 de março

Novo decreto que entra em vigor à meia-noite de amanhã (5), proíbe também a abertura de supermercados no município

4bbd224d-1927-4b26-bfd4-c7a8aad3e76c

No início da tarde desta quarta (3) comércio mantinha portas abertas (Foto: Leitor RSN)

Ontem (4), leitores do Portal RSN denunciaram que os comércios considerados não essenciais mantinham as portas abertas em Pinhão, ignorando o decreto do Governo do Estado que impôs o fechamento desde meia-noite de sábado (27) em todo o Paraná.

Porém, após a denúncia, ainda na noite dessa quarta (3), o prefeito do município José Vitorino Prestes assinou um decreto com novas medidas. O decreto fecha o comércio entre meia-noite de sexta (5) e 5h de segunda (8), inclusive de supermercados.

De acordo com as informações da prefeitura, por causa do excesso de atendimentos na Unidade Sentinela, a Prefeitura optou pela “suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, serviços e atividades não essenciais em toda a extensão do município de Pinhão, como medida de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, decorrente da pandemia do Coronavírus”.

Além disso, prevê multa de R$ 300 para quem descumprir as determinações do toque de recolher entre as 20h e às 5h. No documento com 20 atividades consideradas essenciais, não aparecem os supermercados.

Conforme o texto do decreto “É vedada a abertura de estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios e congêneres, tais como: supermercados, mercados, mercearias, açougues, padarias, panificadoras e distribuidoras de bebidas, durante o período determinado”.

Por fim, a fiscalização deverá ser intensificada e o decreto pode ter prorrogação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo