22/08/2023


Guarapuava Previsão do tempo

INMET emite alerta laranja para Guarapuava e 41 milímetros de chuva

No Paraná as chuvas afetam 4,5 mil pessoas em nove municípios entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral

chuva gua

INMET emite alerta laranja para Guarapuava e previsão é de 41mm de chuva (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Se o mês de fevereiro terminou com chuvas abaixo da média, a primeira semana de março está diferente. E a chuva não deve dar trégua para Guarapuava nesta quinta (4) e sexta (5). Isso porque a previsão dos meteorologistas do Simepar é de chuva para o município, com volume de aproximadamente 41 milímetros entre hoje e amanhã.

No dia que antecede o fim de semana, a probabilidade é de 90% de chuva, ou seja, o recomendável é esperar os próximos dias para lavar as roupas. Nesta semana, apesar do alto nível de chuva, os bombeiros da Região não registraram estragos ocasionados pelo tempo chuvoso.

ALERTA LARANJA

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), publicou um aviso hoje (4), apontando que a chuva pode atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos pode alcançar até 100 km/h. Além disso, o instituto alerta para a possibilidade de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Desse modo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o INMET recomenda que as pessoas não se abriguem perto de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Portanto, para mais informações é possível entrar em contato com à Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193.

REGIÃO METROPOLITANA E LITORAL

(Foto: Reprodução/AEN)

O grande volume de chuvas no Paraná desde o início desta semana, com chuvas constantes e expressivas no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, já afetou 4,5 mil pessoas em nove municípios. De acordo com o Boletim de Ocorrências divulgado na manhã desta quinta (4) pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, as chuvas danificaram 164 casas, deixaram 42 pessoas desalojadas e 16 desabrigadas.

Os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Contenda, Curitiba, Mandirituba, Morretes, Piraquara e São José dos Pinhais são os mais atingidos. Em Morretes, no Litoral, o deslizamento de terra afetou cinco pessoas, mas não houve danos às casas. Já a enxurrada que atingiu o município na segunda (1) afetou 363 moradores, sendo que três ficaram desalojados.

Em Araucária, as enxurradas afetaram 3.440 pessoas, das quais duas estão desalojadas. Já em Curitiba, chuvas e vendavais danificaram 156 moradias, afetando 624 pessoas. Em Contenda, deslizamentos danificaram duas casas, deixando cinco pessoas desalojadas. Além disso, na quarta (3), alagamentos em São José dos Pinhais danificaram quatro casas, deixando 16 pessoas desabrigadas.

Assim, a estação meteorológica do Simepar em Curitiba apontou um acumulado de 90 milímetros de chuva em três dias. No Litoral, o acumulado chegou a quase 53 milímetros. Por fim, a previsão é que o tempo se mantenha instável até esta sexta (5), começando a abrir no fim de semana, com chuvas esparsas no período da tarde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo