O Hospital São Vicente em Guarapuava está sem leitos disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com vagas destinadas a pacientes de convênios e privados, infectados pela covid-19, a UTI chega a ter até 160% de ocupação.
De acordo com o diretor clínico do HSV, Eduardo Borges embora o HSV possua 10 leitos, o atendimento já chegou a 16 pacientes. “Temos excedido a capacidade da UTI. Mas o Hospital Regional está com 100% de ocupação há muito tempo. E eventualmente temos atendido pacientes do SUS, os quais não podemos deixar sem atendimento. Há ainda aqueles encaminhados com outras patologias”.
De acordo com o médico, o hospital está abrindo mais duas vagas na UTI e outras quatro na enfermaria para desafogar o Hospital Regional. Houve também o empréstimo de 10 monitores, 10 respiradores, camas para mais 10 leitos para atendimento pelo SUS no HR.”Esses equipamentos foram comprados para o Câncer Center, mas disponibilizados para atender pacientes da covid-19″. Além disso, houve o empréstimo de equipamentos para o Instituto Virmond. Até então tinha atendimento de UTI para a covid-19. Agora serão abertos cinco leitos.
Entretanto, segundo o médico, há a necessidade de contratação de um médico intensivista. Porém, esse profissional está escasso no país. O médico lembra também que o Grupo Repinho comprou e doou uma máquina de hemodiálise para o Instituto Virmond. Esse equipamento é muito utilizado em pacientes com a covid-19.
APELO
Entretanto, o médico Eduardo Borges faz um apelo à população. “De nada adianta o nosso esforço junto com empresários, com a Secretaria Municipal de Saúde, se a população não fizer a parte que lhe cabe. “Estamos vivendo dias difíceis e a situação vai piorar nos próximos dias. Por isso, usem máscara, álcool gel, evitem aglomerações. Os próximos dias serão muito difíceis”.
Leia outras notícias no Portal RSN.