O ex-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Carlos Alberto Gomes lamentou a morte de Hipólito Scheiner, ocorrida no sábado (8) em Guarapuava, aos 88 anos de idade.
"É com pesar que leio a notÃcia na RSN sobre a morte de Hipólito Shneider. Por falta de informação não tive a oportunidade de despedir-me dele e apresentar as condolências à família," afirmou em contato mantido com a RSN.
De acordo com Gomes, Guarapuava e em especial a Unicentro devem muito ao mestre Hipólito, "um dos maiores, senão o maior cientista que a nossa região já possuiu. O Museu de Ciências Naturais, localizado no Parque das Araucárias é um resumo daquilo que foi o trabalho de dois grandes cientistas paranaenses: Hipóito Schneider e José Bigarella. Tive o privilégio, quando reitor da Unicentro, de conviver com ambos e, juntamente com o prefeito Vitor Hugo Burko e o professor Maurício Camargo, construir esse importante museu, que, infelizmente, ainda não é conhecido por parte significativa da população de Guarapuava", lamenta.
O ex-reitor disse também que o " trabalho singular do "seo" Hipólito foi reverenciado quando entregamos a ele o título de Professor Beneméito da Unicentro. Naquela ocosião, em 1999, se não me engano, a comunidade universitária e guarapuavana puderem conferir a simpatia, a simplicidade e a extraordiná¡ria inteligência daquele pequeno grande homem. Fica o legado e as boas lembrançaas desse gênio chamado Hipólito" reconhece Gomes.
Matéria relacionada:
https://redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=32933&t=Morre+Hipólito+Schneider