22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Região Saúde

5ª Regional registra casos suspeitos de dengue em 15 municípios

Nesta semana, Guarapuava e Cantagalo notificaram mais um caso suspeito cada. Em Pinhão um caso de zika vírus segue sob análise

combate-a-dengue-3-scaled

Os casos suspeitos em Guarapuava somam sete (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta quarta (17) a Secretaria de Saúde do Paraná divulgou novo boletim epidemiológico da Dengue no Estado. Conforme os dados divulgados pela Secretaria, 15 dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, têm pelo menos um caso suspeito. Nesta semana, Cantagalo e Guarapuava registraram mais uma suspeita em cada.

Dessa maneira, o município de Cantagalo, dos quatro casos registrados como suspeitos, dois tiveram resultado negativo e um positivo. Um segue em análise. Já em Guarapuava, a Sesa contabilizou sete registros de suspeitas. Contudo cinco tiveram resultado negativo e um a confirmação na última semana. Assim, apenas um caso permanece sob análise no município. Além disso, Pinhão que registrou uma suspeita de Zika Vírus, ainda não teve confirmação.

NO ESTADO

Além disso, no Paraná o boletim traz a confirmação de 605 novos casos de dengue. Desse modo, os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, apontam 4.532 casos confirmados e nove mortes, além de 39.366 notificações. Ainda de acordo com o informe, 348 municípios do Paraná têm notificações e 226 apresentam casos confirmados de dengue. Mas 9.771 casos seguem em investigação quanto a definição da classificação final.

Por fim, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto ressaltou que a dengue, chikungunya e zika vírus, são preocupações constantes da Sesa, com destaque para a orientação de que são doenças que podem ser prevenidas. “É preciso agir com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor do vírus”. Por fim, o secretário lembrou que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.