Municípios que compõem a 4ª Regional de Saúde reunirão equipes de saúde para verificar a uniformização dos protocolos. Essa decisão resultou do encontro entre Walter Trevisan, chefe da 4ª Regional (Irati), o presidente da Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Junior Benato, prefeito de Inácio Martins. Também participou a presidente do CIS-Amcespar, Cleonice Schuck, que é prefeita de Fernandes Pinheiro, município vizinho e que integra a Regional de Irati.
De acordo com Junior Benato, há dias a Santa Casa anuncia que vai faltar medicamentos e insumos. “Não podemos deixar faltar medicamentos e anestésicos para os pacientes dos municípios da Amcespar”. Assim sendo, uma das alternativas apresentadas é que os municípios possam adquirir medicamentos e insumos para repasse à Santa Casa”.
Entretanto, segundo Benato, houve a informação de que novo lote do ‘kit de intubação’ está sendo encaminhado a 51 hospitais de todo o Paraná. São 76.310 unidades, dentre bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, encaminhados ao Paraná pelo Ministério da Saúde. Trata-se, portanto, de um conjunto de remédios voltados a auxiliar na intubação de pacientes com nível crítico de evolução da covid-19. Além disso, outro protocolo normatiza o encaminhamento de pacientes à vaga de UTI.
A que ponto chegamos. Agora quando abre uma vaga de leito nas UTIs destina-se ao paciente que tiver mais condições de vida. Isso porque a demanda está muito grande.
Por fim, Benato disse também que a implantação do tratamento precoce pelos municípios é outro protocolo em questão. “Esse tratamento destina-se a pacientes com sintomas iniciais da covid-19”.
Leia outras notícias no Portal RSN.