Auxiliares de necropsia que atuam no Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava serão imunizados nos próximos dias. É que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alterou a classificação de prioridade dos profissionais de saúde. De acordo com as informações, quando a Sesa classificou os grupos prioritários, deixou esses profissionais de fora.
Entretanto, os quatro auxiliares de necropsia do IML de Guarapuava, receberão imunizante no próximo lote de doses destinados ao município. A informação é da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava. Porém, enquanto isso não ocorre, esses profissionais temem o contágio. De acordo com um dos auxiliares, o IML local recebe cadáveres de 25 municípios. São eles os responsáveis pela abertura, dissecção, coleta de matérias biológicos de cadáveres.
“Nem sequer sabemos ao certo quem está contaminado. Além disso também atendemos os familiares enlutados”. Além disso, eles também se ressentem com a falta de equipamentos de proteção individual adequados à atividade. “As máscaras não são as ideais. A estrutura não tem o mínimo controle para riscos biológicos, pois a janela do necrotério está voltada para rua”.
Leia outras notícias no Portal RSN.