Nesta semana o município de Guarapuava tem uma data triste a ser lembrada. A confirmação do primeiro caso de covid-19. Levando em consideração o último boletim da Saúde local publicado nesse domingo (21), há um ano havia apenas sete casos suspeitos e dois descartados. Assim sendo, em 21 de março de 2020 um Decreto Municipal ordenou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais do município.
Nesse domingo (21), o município contabiliza, 10.533 casos positivos. Deste total, 919 pacientes ainda tem alto potencial de contaminação e seguem ativos. Os recuperados da doença neste ano já chegam a 9.450. E ainda, 164 pessoas morreram. Conforme a Saúde, durante o período 9.348 exames tiveram resultado negativo e 276 ainda aguardam resultado.
21 DIAS DE MARÇO
Nestes 21 dias de março, 1.857 pessoas tiveram resultado positivo. Assim, levando em consideração o número de casos diários e o período, a média de confirmações diárias chega a 88,42 casos. Além disso, nesse domingo (21), a média móvel, que leva em consideração os sete dias anteriores é a maior já registrada. Desse modo, o número chega a 96,71 casos nos últimos sete dias.
Outra preocupação recorrente é a falta de vagas de UTI nas unidades com atendimento exclusivo para a doença. Conforme as informações da Saúde local, no período entre 17 e 20 de março, o Hospital Regional de Guarapuava se manteve com 100% das vagas de UTI ocupadas. Ontem (21), havia apenas um leito disponível, o que represente 97% de ocupação. O HR tem 30 vagas de UTI.
Além disso, o município de Guarapuava também bateu outros recordes, como o número de confirmações de mortos em apenas um dia. Isso porque no dia 17 de março, a Saúde informou a confirmação de nove mortes. Ainda nesta segunda (22), a Central de Triagem de Guarapuava notificou que 14 pessoas, que morreram em hospitais de Guarapuava, eram suspeitos da doença. Nenhum deles teve velório. Por fim, o município confirma mortes há 14 dias seguidos.
Leia outras notícias no Portal RSN.