22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Em um ano, 9.677 pessoas se curaram de covid-19 em Guarapuava

A esperança chegou em forma de vacina, quando a primeira pessoa recebeu a dose no município no dia 19 de janeiro deste ano

covid

O número corresponde a pouco mais de 89% dos contaminados (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Prestes a completar um ano desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Guarapuava, a Saúde tem batalhado contra números que crescem de maneira exponencial. Assim, março – pior mês desde o início da pandemia -, ainda surpreende de maneira negativa. Porém, conforme os dados da Saúde municipal é possível ter esperança em dias melhores. Isso porque 89,44% dos casos confirmados se curaram em Guarapuava.

Este percentual representa que dos 10.819 casos confirmados até hoje (25), 9.677 pessoas já se recuperaram. A esperança com mais pessoas curadas e vidas salvas, se fortaleceu ainda mais com a chegada da vacina. Em Guarapuava, a 1ª vacinada em 19 de janeiro, foi a coordenadora da Clínica da Mulher, Sueli Martins Ribeiro de 52 anos.

Na ocasião, em entrevista ao Portal RSN, Sueli se disse aliviada ao receber a notícia de que receberia a imunização.

Eu estou muito feliz, emocionada, aliviada. Irei trabalhar com mais tranquilidade por mim, pelos meus familiares, pelos meus colegas de trabalho. De certa forma diminui o estresse. Nós profissionais da saúde temos uma carga muito pesada. Procuramos fazer tudo certo, e as vezes acabamos nos deparando com situações que abalam a gente. Estou muito feliz, e de alma lavada.

Dessa maneira, a esperança de combater a doença continua ocorrendo. Dessa forma, até essa quarta (24), a Saúde de Guarapuava já contabilizava 9.575 pessoas vacinadas. Assim, destas 2.380 já receberam a segunda dose do imunizante. Ainda conforme os dados, 5.609 são idosos, e outros 3.966 profissionais da área de saúde. Por fim, hoje (25) a vacinação continuou para idosos acima de 73 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.