O prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei (PSB) divulgou novo decreto valorizando o comércio. Entretanto, sem ferir as determinações do decreto estadual. Para isso, ele repassa a responsabilidade da fiscalização e do controle aos próprios comerciantes.
“Sabemos que o comércio do nosso município é pequeno. Há muitos que contam apenas com a família trabalhando nas lojas”. Entretanto, ele também diz que a prioridade é cuidar da saúde, contendo a propagação da covid-19. “Precisamos um ajudar os outros. Se cada um fizer a sua parte, só saindo de casa para comprar o que for necessário, sem aglomerações, vamos reduzir os números. E não se pode esquecer do distanciamento social da máscara e do álcool gel. Tudo é tão barato e tão fácil. É só cumprir”.
RIGOR NA FISCALIZAÇÃO
Todavia, qualquer pessoas que desobedeça as normativas serão punidos. “Estamos sendo muito rigorosos quanto à fiscalização. E como não queremos prejudicar nenhuma pessoas, nem o comércio, pedimos a colaboração de todos como vêm ocorrendo até agora”.
De acordo com o prefeito, supermercados estão abertos das 8h às 20h. Entretanto, apenas 20 clientes podem estar ao mesmo tempo no interior da loja. Além disso, um funcionário tem que estar à porta fazendo a higienização das mãos de quem entra e observando o uso de máscaras.
Outra exigência é que entre apenas uma pessoa por família. Conforme o decreto, essa mesma regra vale para restaurantes, bares, lanchonetes. Porém, a lotação será de até 50% da capacidade total do espaço. Após às 20h somente serviço ‘delivery’.
Já as academias em geral poderão ter até 30% da capacidade. Enquanto em casos de funerais terão duração máxima de seis horas. Outras determinações do decreto você vê aqui. De acordo com o boletim expedido no fim da tarde dessa quinta (25), Foz do Jordão conta com 24 casos suspeitos, 16 casos ativos, 310 testes positivos e 10 mortos.
Leia outras notícias no Portal RSN.