22/08/2023
Cotidiano Saúde

Guarapuava registra quatro novos casos suspeitos de dengue

No Estado cinco mortes por dengue tiveram confirmação em sete dias. Entre os mortos está uma mulher de 20 anos que estava no período de pós-parto

Dengue_Barbosa_ferraz_prato

Guarapuava registrou nos últimos três meses 61 focos do mosquito (Foto: Sesa)

Em sete dias, a Saúde de Guarapuava notificou ao Estado quatro novos casos suspeitos de dengue. Na semana passada, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que em três meses já tinha encontrado 61 focos do mosquito, quantidade maior do que o ano de 2020 inteiro.

Dessa maneira, desde o início do período epidemiológico em agosto de 2020, estão contabilizados 11 casos suspeitos. Sendo que um teve confirmação e seis apresentaram resultado negativo. Além de Guarapuava, no novo boletim da Sesa divulgado no fim da tarde de ontem (30), Pitanga também aparece com novos casos. Inclusive, o município confirmou o primeiro registro da doença. No total, houve três suspeitas no município.

Ainda de acordo com as informações da Secretaria de Saúde do Estado, dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, 15 já registraram casos suspeitos. Sendo que em cinco, houve casos confirmados.

NO ESTADO

Já no Estado, em sete dias, os novos casos totalizam 1.112 casos, sendo que o total desde o início do controle do período, há a soma de 6.405 casos positivos. Além disso, em sete dias, a Sesa confirmou mais cinco mortes pela doença. Desse modo, as vítimas teriam perdido a vida entre os dias 25 de janeiro e 9 de março. Contudo, as confirmações da dengue ocorreram ontem (30).

Por fim, entre as mortes confirmadas está uma mulher de 20 anos que estava no período de pós-parto. Conforme a Sesa, o Paraná já contabiliza 14 mortos no período epidemiológico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.