Considerada um das principais cidades da Região Sul do Paraná, União da Vitória é o ‘link’ entre o Estado e Santa Catarina. Apenas uma ponte separa a cidade paranaense da catarinense Porto União. De acordo com o ex-prefeito Santin Roveda, o município é um polo madeireiro, de comércio e de universidades.
E o que mais chama a atenção é que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado alto. Ou seja, de 0,740, acima da média nacional. Além disso, possui o agronegócio como força motriz crescente. E a produção de erva-mate, se mantém ativa.
Entretanto, a Região Sul da cidade, até muito pouco tempo, permanecia no esquecimento. De acordo com Santin, composta pelo Centro e pelos bairros Rocio, São Basílio Magno, Limeira e Rio da Areia, essa parte de União da Vitória “só merecia atenção em épocas de campanhas eleitorais”. Abrigando mais de 400 famílias, a maioria de baixa renda, obras de infraestrutura não existiam.
NO ESQUECIMENTO
“A Região Sul estava esquecida há décadas. Por isso, revitalizamos com pavimentação asfáltica nas ruas, construção de passeios, de pontos de ônibus. Reformamos escolas. Priorizamos a acessibilidade”. Conforme Santin Roveda, com as obras os moradores também mudaram de postura.
“O bairro que antes era deplorável agora é outro. As pessoas investiram nas casas da maneira que puderam. Houve uma elevação na autoestima dos moradores”.
Conforme o ex-prefeito, União da Vitória não possui nenhum bairro que chame a atenção por situações precárias. “Isso nos coloca em destaque entre as cidades paranaenses nos últimos anos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.