Uma das mais importantes obras dos últimos anos começa ganhar corpo nesta quarta (14). A partir das 16h, haverá o lançamento da pedra fundamental das obras de duplicação da BR-277. De acordo com a Casa Civil, o governador Carlos Massa Ratinho Junior prestigia a solenidade. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também confirmou presença. O local fica nas proximidades do Aeroporto Regional Tancredo Tomas de Faria, em Guarapuava.
De acordo com o Governo o investimento é de R$ 105 milhões. E a obra está sob a responsabilidade do consórcio Consórcio Dalba/Schmitt, duas empresas guarapuavanas. Entretanto, tudo começou com a doação do projeto que incrementou a proposta inicial do Governo. “Pelo projeto do Governo seria uma duplicação simples e levaria dois anos para que os projetos fossem elaborados”, disse o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho em setembro de 2020.
INTERFERÊNCIA
Um pedido feito pela deputada Cristina Silvestri (CDN) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), teve reforço da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi no dia 8 de abril deste ano. De acordo com a parlamentar, em março deste ano, ela solicitou que a Agência antecipasse as obras de duplicação da BR-277. Conforme a deputada, uma programação prévia da ANTT, pretendia incluir a duplicação do perímetro de Guarapuava apenas a partir do nono ano de contrato com as novas pedageiras.
Cristina Silvestri lembrou também que os recursos foram anunciados e garantidos ainda em 2020 após uma intensa articulação de anos junto ao Governo do Estado.
“São lutas antigas, que por diversas vezes compartilhei pedidos à Seil e DER cobrando celeridade. Hoje vê-las sair do papel é motivo de muito orgulho. É garantia de segurança para a nossa população, agilidade no tráfego e um impulso para o desenvolvimento”.
OBRAS
As obras surgirão em ambos os lados da BR-277, do quilômetro 345,2 ao 349,1, em uma extensão de 3,6 quilômetros. Conforme o projeto, serão duas pistas de rolamento com 7,20 metros de largura cada. Ou seja, duas faixas de tráfego com 3,60 metros, com faixas de segurança de 60 centímetros ao Centro.
Ali haverá barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2,50 metros. A modernização atende a necessidade de desafogar o trânsito pesado nesse corredor de exportação. De acordo com o DER, contempla ainda a implantação de uma trincheira entre a rua João Fortkamp e a rua Campo Grande. Assim, como a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466. E a adequação das alças de acesso.
Além disso, mais três pontes no km 345,5; um viaduto conectando a avenida Professor Pedro Carli e a avenida Beira Rio. E ainda uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal. Além de uma passarela no km 349,3. E outra no km 345. Ainda a iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.
Conforme o projeto, serão executadas uma via marginal direita com 3,64 quilômetros de extensão e uma marginal esquerda com 3,84 de extensão. Ambas terão velocidade máxima de 40 km/h.
Leia outras notícias no Portal RSN.