22/08/2023
Região Saúde

Turvo vacina nesta semana as pessoas com idade entre 65 e 69 anos

De acordo com a Saúde, cerca de 1.100 idosos já receberam a primeira dose da vacina. Outras 629 pessoas estão imunes com a segunda dose

dose

Novas doses chegaram nesta semana em Turvo (Foto: RSN/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde de Turvo recebeu cerca de 200 doses de vacinas. Assim sendo, nesta semana, estão sendo vacinadas pessoas de 65 a 69 anos. Trata-se da primeira dose do imunizante. Além disso, a segunda dose está sendo aplicada com agendamento prévio com os pacientes.

De acordo com a Saúde, cerca de 1.100 idosos já receberam a primeira dose da vacina. Entretanto, outras 629 pessoas estão imunes, porque já receberam as duas doses da vacina. Esse universo representa 11% da população que já está imunizada.

Todavia, é importante destacar que a vacina não impede totalmente a infecção pelo novo coronavírus. Mas previne que as pessoas tenham quadros mais graves da doença. Dessa forma, evita internamentos, superlotações em enfermarias e UTI’s e mortes. Atualmente 1.095 pessoas se recuperaram da infecção da doença; 68 casos estão ativos, e seis pessoas morreram em decorrência da covid-19.

CONSÓRCIO

Conforme o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, os lotes de vacinas que o município vem recebendo, são enviados pelo Governo Federal. “Os Estados recebem e distribuem aos municípios”.

Porém, o prefeito disse ao Portal RSN que aderiu ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). Com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o consórcio está autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. Assim, estados e municípios poderão comprar imunizantes contra a covid-19. Trata-se de um “plano b para que estejamos aptos a adquirir vacinas quando os laboratórios conseguirem atender a principal demanda que são os países”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.