O Departamento Penitenciário do Paraná anunciou nesta semana a troca de chefias nas unidades prisionais de Guarapuava. De acordo com as informações, Rodrigo Alves Fávaro, que atuava como chefe de cadeias públicas na Regional de Guarapuava agora assume a chefia de Segurança na Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG-UP).
Entre os destaques do período de oito meses em que esteve na função, Fávaro, citou a inclusão da gestão de quatro novas cadeias plenas: Pitanga, Irati, Prudentópolis e São Mateus do Sul. Desse modo, em tais unidades já iniciaram projetos para oferta de trabalho e estudo aos custodiados. Além disso, houve uma revisão sobre o perfil dos presos, que foram alocados em Cadeias Públicas da Região, no intuito de separar presos de acordo com os perfis.
“Isso ocorreu com o objetivo de viabilizar tratamento penal mais individualizado e eficiente, diminuindo também a incidência de entrada de ilícitos nas unidades prisionais”. Outra ação proposta e alcançada, se refere a diminuição do número de presos condenados nas cadeias públicas de gestão compartilhada com a polícia civil. Assim, cadeias das comarcas de Manoel Ribas, Pinhão e Cândido de Abreu, por exemplo, não devem custodiar mais presos condenados.
SOBRE A CADEIA PÚBLICA
Ainda sobre a execução dos trabalhos, Fávaro, destacou os problemas na Cadeia Pública de Guarapuava, a maior em número de presos do Estado. Entre os pontos citados está a segurança da unidade. Por isso, houve reforços nas estruturas de segurança. “Isso foi possível mediante o apoio noturno de agentes do GSI, que é um grupamento especial do Depen, equipado e treinado para intervenções rápidas em caso de crises ou tentativas de entrada de ilícitos dentro da cadeia, e ainda da Central de Transportes”.
De acordo com Fávaro, houve ainda a construção de salas de aula, ambientes administrativos e reforço nas estruturas de segurança interna. Isso foi possível graças a atual gestão e empenho de Wellington Rodrigo de Oliveira. Fávaro destacou que o trabalho efetivo não seria possível sem o empenho da equipe que atua unidade.
Cada um ali sabe o esforço que é preciso para manter o padrão dentro da unidade. Reitero que todos deram o melhor no período em que estivemos juntos. Todos os dias dentro de uma cadeia, é um desafio diferente. Você não sabe o que vai acontecer. Ninguém faz nada sozinho. É preciso ter gente capacitada e principalmente motivada para entregar respostas, segurança e mudança para a sociedade. O potencial e a dedicação dos guardas prisionais que estiveram comigo neste período são um ponto crucial para as conquistas que tivemos.
NOVA CHEFIA
De acordo com as informações do Departamento Penitenciário, quem assume a chefia das Cadeias Públicas da Regional, é Américo Dias Pereira. Até então, o profissional atuava como diretor da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).
Ao Portal RSN, ele afirmou que a expectativa é de continuar trabalhando de forma efetiva. Desse modo, o nome do profissional que deve assumir a diretoria da PIG ainda não foi divulgado. Por fim, a informação que se tem, é de que ele pertence à Regional de Francisco Beltrão.
Leia outras notícias no Portal RSN.