22/08/2023
Guarapuava Previsão do tempo

Fim de semana deve ter pancadas de chuva e sol em Guarapuava

Em maio, a previsão é de dias muito frios, mas intercalados com outros de calor. Hoje (23), a temperatura varia entre 9ºC e 24ºC

SOL

Com dias de frio e chuva ou sol intenso, o outono segue em Guarapuava (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

O outono que começou há mais de um mês, está proporcionando aos moradores de Guarapuava manhãs e noites geladas, propícias para tomar um chá antes de sair para o trabalho e descansar enrolado nas cobertas quando retorna para casa. Já as tardes, são mais quentes e com sol forte. No entanto, este deve ser o último fim de semana assim.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de maio, ondas de ar frio e seco vão aparecer com mais frequência e intensidade. Desse modo, a previsão é de dias muito frios, mas intercalados com outros de calor intenso. Nesta sexta (23), a temperatura deve variar entre 9ºC e 24ºC.

Além disso, não há previsão de chuva para hoje. E, a umidade do ar fica entre 45% e 95%. O sol brilhará o dia todo. O sábado (24) terá o tempo parecido, com poucas nuvens, sem chuva e uma tarde mais quente. Assim, sendo um bom momento para sair fazer uma caminhada ou exercícios físicos. É claro, respeitando todas as medidas de prevenção à covid-19.

Com 67% de probabilidade de chuva, o domingo (25) deve ter uma leve queda de temperatura, com máxima de 22ºC. Dessa maneira, o esperado é que chova 15 milímetros e que os ventos alcancem 10 km/h. A umidade do ar varia entre 57% e 95%.

IMPACTOS DA LA NIÑA

De acordo com o agrometeorologista, Luiz Renato Lazinski, o fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico, terá influência nas precipitações em praticamente todas as Regiões brasileiras, inclusive no território paranaense. “O La Niña atingiu o seu máximo em janeiro e fevereiro. Ele está diminuindo de intensidade, mas, mesmo fraco, segue influenciando nosso clima até meados deste ano”.

O clima irregular segue complicando o trabalho nas lavouras paranaenses nos últimos tempos. No início da safra de verão faltou chuva no plantio. Depois, no início deste ano, choveu mais que o necessário. De acordo com o Lazinski, com a influência do La Niña, a previsão é que essa instabilidade continue ao longo da estação até o início do inverno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.