22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Neste domingo, Corpo de Bombeiros completa 62 anos em Guarapuava

No dia 25 de abril, comemora-se os 62 anos da instalação do Destacamento do Corpo de Bombeiros no município de Guarapuava

BOMBEIROS

No dia 25 de abril, comemora-se os 62 anos da instalação do Destacamento do Corpo de Bombeiros no município de Guarapuava (Foto: Corpo de Bombeiros)

Neste domingo (25), o Corpo de Bombeiros de Guarapuava completa 62 anos desde a instalação do Destacamento no município. Assim em 25 de abril de 1959, iniciou-se os trabalhos em Guarapuava, por determinação do Coronel Manoel Cursino Dias Paredes, Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Entretanto, era uma guarnição de militares deslocada para a cidade, para atender serviços de combate a incêndio, salvamentos e trabalhos preventivos.

(Foto: Corpo de Bombeiros)

Conforme o Corpo de Bombeiros, a viatura de prefixo CB-7, Mercedes Benz, foi o primeiro equipamento de Combate a incêndios de Guarapuava, que teve como primeiro comandante o Capitão Manoel dos Santos Ribeiro.

(Foto: Corpo de Bombeiros)

Em 27 de dezembro de 1974, foi criado o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, por meio de um convênio com a prefeitura de Guarapuava, que, consequentemente, trouxe mais segurança para o município.

Nesta data, o Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros, Major QOBM José Adriano Prado Spak, parabeniza todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história, sempre buscando o melhor para a população de Guarapuava.

(Foto: Corpo de Bombeiros)

HISTÓRIA

No início, o quartel ficava em uma casa na rua Quintino Bocaiuva esquina com a Guaíra. O primeiro comandante foi o Capitão Manoel dos Santos Ribeiro. De acordo com convênio firmado em 19 de novembro de 1959 com a prefeitura de Guarapuava e o Estado do Paraná, foi construído o quartel em imóvel doado pela prefeitura.

O imóvel fica na rua Senador Pinheiro Machado, onde atualmente está o Quartel Central do 12º Grupamento de Bombeiros. Porém em 1989, o quartel passou a ser Seção de Combate a Incêndios.

Conforme as informações, em 1995, sofreu nova alteração. Agora para 3º Subgrupamento de Bombeiros, pertencendo à área do 2º Grupamento, com sede em Ponta Grossa contando com um efetivo de 91 Bombeiros.

(Foto: Corpo de Bombeiros)

INDEPENDÊNCIA

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, em 2010, o subgrupamento teve elevação para a categoria de Subgrupamento de Bombeiros Independente. E o primeiro comandante foi o Major QOBM Arlisson Sanches Sales.

Por isso, deixou de pertencer ao grupamento de Ponta Grossa. E então, passou a denominar-se 5º Subgrupamento de Bombeiros independente. A partir de então, o subgrupamento ficava subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Desse modo, mais independente, a Unidade de Guarapuava estendeu o atendimento. Criou a Seção de Bombeiros em Pitanga e em Laranjeiras do Sul.

(Foto: Arquivo/RSN)

Contudo, em 2018, o 5º Subgrupamento foi elevado a categoria de Grupamento de Bombeiros. E a partir disso, recebeu a denominação de 12º Grupamento de Bombeiros. Atualmente o Grupamento de Guarapuava possui três subgrupamentos.

Assim, o 1º Subgrupamento tem dois postos em Guarapuava. O 2º Subgrupamento tem um posto em Pitanga. E o 3º Subgrupamento, um posto em Laranjeiras do Sul. Por fim, ainda existem dois postos de bombeiros comunitários em Candói e Pinhão.

(Foto: Corpo de Bombeiros)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.