A gestão do prefeito Rodrigo Rossoni (PSDB) em Bituruna se destaca pelo novo conceito administrativo que está sendo implantado. Assim, o prefeito do município, que fica a cerca de 86 quilômetros de Guarapuava, é diferente no modo de administrar. De acordo com Rossoni, a base da política implantada é trazer quem está à margem para dentro. Ou seja, valorizar o servidor público municipal, mas exigir excelência nos trabalhos oferecidos à população.
Entretanto, o que à primeira vista pode parecer complicado, a partir do entendimento, se torna simples. Neste sentido, por exemplo, Rossoni procurou despertar o desejo de pertencimento dos servidores do Hospital Municipal São Vicente de Paula. De acordo com o prefeito, durante um período ele despachou de um gabinete improvisado numa tenda em frente ao hospital.
Você só fica sabendo das coisas quando está perto, conversando com o servidor, vendo os problemas. Ficamos no hospital durante um mês e meio e só saímos de lá pelo perigo de contágio da covid-19. Mas, sabemos que tem que ficar ao lado do servidor.
Conforme Rossoni, o profissional precisa ter vontade de fazer certo. “É preciso despertar na equipe o desejo de pertencimento. Trata-se de uma mudança de cultura, mas a equipe entendeu e passou a nos ajudar, trazendo informações. E a nossa maior conquista está na sinergia entre a equipe”.
PRIORIDADE
Como pode ser observado, a saúde é um dos focos da gestão de Rodrigo Rossoni. Uma prova disso é que ele investe 24,6% do orçamento do município nessa área. Pela legislação os municípios, obrigatoriamente, têm que investir 15% das Receitas Correntes Líquidas.
Para se ter uma ideia, somente com o Hospital Municipal há investimento aproximado de R$ 1,3 milhão por mês. São 42 leitos com semi-UTI. Durante a entrevista concedida ao Portal RSN, o prefeito demonstrou empatia por todas as pessoas acometidas pela covid-19. “Fiquem todos com Deus, cuidem-se”.
Leia outras notícias no Portal RSN.