22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Médico afirma que Saúde de Irati está no limite

O município possui 37 pessoas internadas. Sendo 10 em leitos de UTI, 11 em enfermaria. E ainda 16 pacientes ocupam leitos na Upa

coronavirus-4817450_1280

Ao todo, o município contabiliza 291 pessoas em isolamento domiciliar (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os números da covid-19 em Irati voltam a preocupar. Ontem (28) a Saúde confirmou 66 novos pacientes infectados. Dessa maneira, o município totaliza 4.499 casos da doença. Além disso, na última segunda (26) haviam 25 pessoas internadas em unidades hospitalares da cidade. Entretanto, hoje (29) este número chegou a 37.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, 10 pessoas estão em leitos de UTI. Outras 11 em enfermaria. E ainda 16 pacientes ocupam leitos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa). No total, 4.108 pessoas já se recuperaram da doença. Além disso, 291 pessoas cumprem isolamento domiciliar e 83 aguardam resultado de exame.

SAÚDE NO LIMITE

O vereador e médico João Henrique Sabag Duarte, que atua na linha de frente de combate à doença relatou a situação preocupante da Santa Casa de Irati, que está no limite de internamentos, não havendo mais espaço físico e ventiladores pulmonares disponíveis para atender. “Durante a última semana perdemos vários pacientes, de todas as idades. Famílias estão sofrendo, sangrando. Chegamos ao limite. Por fim, estamos com três pessoas entubadas também na secretaria de saúde e temos apenas dois leitos”.

Dessa maneira, o vereador pediu à população: “Fiquem em casa, não aglomerem, usem álcool gel e respeitem os pedidos das autoridades de saúde. Pessoas vão morrer sem atendimento, não temos ventiladores, porque não tem equipamentos disponíveis no mercado para se comprar e nem medicação. Se cuidem para que não necessitem de ventilação mecânica, pois nossa estrutura física chegou ao limite”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.