Um requerimento protocolado na Prefeitura acena para o aumento no valor da tarifa do transporte coletivo em Guarapuava. O documento assinado por diretores da Pérola Do Oeste pede que a tarifa passe dos atuais R$ 3,40 para R$ 4. “O pedido é para o reajuste tarifário, defasado há mais de dois anos, para o valor de R$ 4”.
Entretanto, segundo Ruy de Camargo e Silva e Thiago Gulin, mesmo com esse valor, a empresa se manterá em estado de desequilíbrio econômico. Isso porque houve queda de passageiros na pandemia. Conforme a empresa os dados, valores e cálculos orçamentários que justificam o reajuste, estão disponíveis na planilha apresentada à Prefeitura. Entretanto, ainda não há nenhuma definição oficial. O prefeito Celso Góes aguarda a tramitação do requerimento para poder despachá-lo. A partir desse recebimento, ele terá 48 horas para deliberar o reajuste.
Todavia, essa é uma questão que Celso Góes vem debatendo com a empresa junto ao Tribunal de Justiça em audiências de conciliação. Paralelamente, o Tribunal de Contas do Paraná, recomendou que a Prefeitura crie um plano de subsídio. Esse planejamento deve vigorar até o fim da pandemia. Portanto, trata-se de uma orientação a qual Celso Góes terá que acatar.
ALERTA HÁ UMA ANO
De acordo com a empresa, o alerta dessa situação foi dado à Prefeitura há mais de um ano, antes de Celso Góes assumir o mandato. Conforme a empresa, “sem nenhum auxílio financeiro por parte do poder público, os prejuízos são cada vez maiores”. Nesse cenário, a manutenção da prestação do serviço corre sérios riscos. Assim, no início deste mês, a empresa alertou para uma possível paralisação do transporte coletivo. Essa situação já vinha ocorrendo em Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Entretanto esse colapso ocorre em nível nacional, onde o setor não vem sendo subsidiado pelas prefeituras.
Para se ter uma ideia, um dos argumentos da Pérola Do Oeste, é que durante a pandemia da covid-19 houve uma queda média de 65% de passageiros. Para fazer frente à demanda reduzida, a empresa está operando com 60% da capacidade de ônibus. Isso para transportar cerca de 35% dos passageiros, dos quais, 22% são beneficiários de gratuidade. Outro agravante é que a Pérola Do Oeste está sem há quase três anos sem atualização no valor tarifário. Tudo isso coloca a empresa no ‘vermelho’, com um déficit mensal de R$ 800 mil em média.
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