22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Parque das Araucárias é opção de passeio às famílias em Guarapuava

O parque abriga a maior reserva ambiental pública de preservação da araucária. Visitas devem obedecer protocolos de prevenção da covid-19

Foto-01-Gisele-Fogaça-Dal-Moro-Parque-das-Araucárias-scaled

O parque abriga a maior reserva ambiental pública de preservação da araucária. Funciona de segunda a sábado das 8h às 18h30 (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Um dos mais conhecidos cartões postais de Guarapuava é uma boa opção de lazer para as famílias neste sábado (15). O Parque das Araucárias fica às margens da BR-277, e abriga a maior reserva ambiental pública de preservação da araucária.

Além de trilhas para caminhada, o parque conta com o jardim europeu que chama a atenção pelo estilo clássico e pela simetria das plantas desenhadas pela poda em formatos geométricos. O jardim mais parece um labirinto e atrai pela beleza das formas. Assim sendo, o jardim ainda abriga uma estufa com espécies nativas e exóticas, além do viveiro municipal de mudas ornamentais e florestais.

Essas espécies servem para atendimento aos proprietários rurais na recomposição da mata ciliar e também para projetos paisagísticos de escolas municipais, parques, praças e ruas do município. Mas não é só isso. O parque conecta o visitante com a natureza em tempos de pandemia. Principalmente os adeptos de caminhadas ou corridas.

A Trilha da Araucária tem 1.076 metros de extensão e a Trilha do Rio conta com 1.214 metros. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as visitas devem obedecer os protocolos sanitários de prevenção da covid-19. Assim, é obrigatório o uso de máscara. No entanto também é possível usar as trilhas que estão abertas das 8h às 17h ou a área específica para caminhada, das 8h às 18h30. Por fim, os espaços estão abertos de segunda a sábado. No domingo o parque não abre.

(Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

O Parque Natural Municipal das Araucárias – tem 76,57 hectares e foi criado pela Lei Municipal nº 198, em 5 de julho de 1991. Assim, por lei, cerca de 50% da área está inserida no remanescente da Floresta Ombrófila Mista, mais conhecida como Floresta com Araucárias, caracterizado como representativo das formas naturais da vegetação central do Estado do Paraná.

Assim, o parque busca proteger integralmente a fauna, a flora e demais recursos naturais. Além disso, fomentar atividades de pesquisa científica e monitoramento ambiental. E ainda possibilitar atividades de recreação, educação e conscientização ambiental.

Além disso, existe ainda o Museu de Ciências Naturais, que apresenta duas coleções relacionadas à história natural: a coleção João José Bigarella, com amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos. E por fim, a coleção entomológica Hipólito Schneider, com cerca de 14 mil insetos em exposição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.