É grande a expectativa popular e judiciária neste sétimo dia do julgamento de Luis Felipe Manvailer, em Guarapuava. De acordo com advogados, este é o maior júri do Paraná desde 2018. Tribunal de Justiça do Paraná transmite ao vivo.
Desde às 11h, já era grande a movimentação da imprensa em frente ao Fórum Desembargador Guarita Cartaxo. A banca da assistência de acusação que tem à frente os advogados Gustavo Scandelari e Roberto Brezezinski. Scandelari se mostra confiante na condenação do réu.
De acordo com a avaliação do advogado, o réu, que depôs por 11 horas, nesse domingo (9), se contradisse em vários pontos. Conforme Scandelari, haverá a exploração dessas brechas durante os debates. Ele diz que buscará a pena máxima possível para o réu que agora soma 40 anos, segundo a legislação brasileira.
Em seguida o advogado Claudio Dalledone, disse que Luis Felipe Manvailer será absolvido. Ele aposta na consciência do Conselho de Sentença. Também se apega à participação de peritos criminais que, segundo ele, desconstruíram as “mentiras” disseminadas pela imprensa.
O JULGAMENTO
Por volta das 12h40 advogados de ambas as partes, Ministério Público e juiz se reúnem no plenário. Eles conversam sobre a logística dos debates. Cada parte terá uma hora e meia para acusar e defender. Em seguida, haverá mais uma a hora para cada banca, na réplica e mais uma hora para a parte oponente na tréplica. Poderia haver apartes, o que estenderia o tempo do júri. Contudo, houve consenso de que não haverá essa interrupção durante o a sustentação dos dois lados
Em seguida haverá a votação dos jurados, seguida da decisão. Caso Manvailer seja absolvido o julgamento acaba nesse momento. Entretanto, se houver condenação, haverá mais um tempo para que o juiz possa julgar as qualificadoras. Conforme a previsão, o julgamento poderá acabar entre às 22h e a meia-noite de hoje.
Todavia, após a definição consensual entre as duas bancas jurídicas, acusação e defesa se reúnem para deliberações individuais. A assistência de acusação e o Ministério Público conversam no plenário. Entretanto a defesa se retira e vai para uma sala.
Entretanto, às 13h5 todos voltam a se reunir com o juiz Adriano Eyng. Assim os ajustes finais levam cerca de 24 minutos. Finalmente o juiz começa a sessão do júri às 13h30.
ENTRADA DE MANVAILER
Após as decisões expostas pelo juiz, o réu Luiz Felipe Manvailer entra no plenário. Veste camisa branca e jaqueta preta.
Ele é escoltado por policiais, depois da acomodação do Conselho de Sentença. Ai então começam os trabalhos deste possível último julgamento que decidirá o destino do réu. Sete homens compõem o conselho e sãol eles os juízes do julgamento.
AS TESES
Duas teses serão defendidas na tarde desta segunda. A acusação vai insistir que o réu matou a esposa Tatiane Spitzer, por esganadura, e depois jogou o corpo pela sacada. Já a defesa, vai ‘bater na tecla’ que a morte de Tatiane ocorreu de forma acidental.
Leia outras notícias no Portal RSN.