O crescente número de casos e mortes em decorrência da covid-19 em Irati fez com que fosse emitido novo decreto. Tal documento volta a impor medidas restritivas no intento de conter a doença no município. Conforme as informações da Saúde Municipal, somente nessa terça (11), 96 pessoas positivaram para a doença. Além disso, três mortes tiveram confirmação ontem (11).
Desse modo, as determinações devem ser cumpridas até o dia 25 de maio. Uma das medidas que retorna neste período é o toque de recolher a partir das 20h. O prefeito Jorge Derbli explicou que todo o comércio pode funcionar, normalmente, de segunda a sábado, das 5h às 19h30. “A atividade delivery está liberada de segunda a domingo, até 23h”.
Além disso, nos próximos domingos, dias 16 e 23, só poderão ficar abertos postos de combustíveis, distribuidoras de gás e farmácias, não sendo permitido o funcionamento das conveniências. “Não estamos restringindo ninguém de trabalhar. Infelizmente, algumas pessoas terão alguns reflexos econômicos, mas é para o bem de todos”.
OUTRAS MEDIDAS
Ainda conforme o decreto, em relação aos supermercados, fica proibida a entrada de crianças menores de 12 anos e somente uma pessoa por família poderá entrar nestes locais. As atividades religiosas não terão alterações e devem cumprir a capacidade de 40% de ocupação.
Durante transmissão ao vivo, o prefeito lembrou que Irati possui 50 pessoas internadas com a covid-19, sendo que 17 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Não temos vagas na Santa Casa de Irati e no Pronto Atendimento. Nas últimas vezes em que fizemos o lockdown, tivemos efeitos positivos, baixando a contaminação. Então, nestes próximos domingos, fique em casa”.
Por fim, continuam prevalecendo todas as normas de segurança e cuidados estabelecidas pelo decreto anterior, bem como restrições, fiscalização e aplicação de multa em caso de descumprimento. Confira o decreto na íntegra aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.