O prefeito Celso Góes (CDN) está debatendo com associações de municípios da Região para a elaboração do novo decreto. De acordo com o prefeito de Guarapuava, ontem (13) ele reuniu-se com o Ministério Público. A ideia é a divulgação de um decreto regional. “De nada adianta tomar medidas em Guarapuava. Precisamos de tomada de decisão regional”.
Entretanto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, prorrogou até as 5h da próxima segunda (17) as medidas de enfrentamento da pandemia determinadas pelo decreto 7.506/2021. Essa norma está em vigor desde o início do mês. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, está sendo analisado o cenário epidemiológico da covid-19 e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde para definir, nos próximos dias, se será necessário ampliar as restrições para reduzir a transmissão da doença. Atualmente, o número está acima de 1, o que indica crescimento do contágio, segundo o Boletim Epidemiológico do Paraná.
De acordo com o prefeito Celso Góes, enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde está focada na vacinação. Também gestiona junto ao governo e aos deputados estaduais Cristina Silvestri e Artagão Junior, mais respiradores, leitos de UTI e enfermaria. Além de insumos e medicamentos. “Estamos fazendo de tudo para que os guarapuavanos estejam vacinados. Pois só dessa forma vamos conseguir conter o vírus”.
Conforme o prefeito, é preciso, principalmente, que a população esteja consciente da prevenção. “As pessoas precisam usar a máscara, higienizar as mãos e, principalmente, evitar aglomerações”.
VACINADAS
Celso Góes disse que 30.603 pessoas já estão vacinadas em Guarapuava. O que equivale a 16,76% da população estimada. “Hoje (14) foram aplicadas 336 primeiras doses e 126 segundas doses.
DECRETO ESTADUAL
Com a publicação do decreto 7.668/2021 nesta sexta (14), bares, restaurantes, shopping centers e comércio em geral, poderão funcionar neste final de semana. Entretanto, estão condicionados a restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento. Todavia, comércio de rua, shopping centers e museus estão autorizados a abrir ao público das 10h às 22h. Porém, com limitação de 50% de ocupação.
Conforme as normas estaduais, restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar das 10h às 23h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desse horário será permitida apenas a modalidade de entrega. As academias de ginástica e demais estabelecimentos de práticas esportivas individuais ou coletivas estão autorizados a funcionar das 6h às 22h, com limitação de 30% de ocupação.
Atividades e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas não têm qualquer limitação de horário. Fica proibida a circulação de pessoas e a venda e consumo de bebida alcóolica em espaços de uso público ou coletivo das 23h às 5h do dia seguinte. O toque de recolher não se aplica a profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais, que não têm restrição de dias e horários.
OUTRAS
Continuam proibidas atividades em casas de shows, circos, teatros e cinemas, entre outras afins. Todavia, reuniões e encontros familiares e corporativos poderão ocorrer desde que não ultrapassem 50 pessoas. Entretanto, as práticas religiosas devem atender a Resolução 440/2021 da Sesa.
SERVIÇO
Em caso de dúvidas sobre a vacinação entre em contato pelo whatsapp no número (42) 9 8425-8171.
Leia outras notícias no Portal RSN.