O prefeito Celso Góes (CDN) passou o sábado (15) todo buscando alternativas para conseguir mais leitos e transferir pacientes para outras Regiões do Estado. O esforço vem em razão do aumento do número de casos e mortes no município e do colapso enfrentado pelo sistema de saúde em geral.
Estive reunido em videoconferência com o secretário de Saúde Beto Preto e com o governador Ratinho Junior. E não vejo saída a não ser tomar medidas radicais.
Ademais, o prefeito pede que todas as atividades programadas por comerciantes em geral para este domingo (16), sejam suspensas.
COLAPSO
Em Guarapuava neste sábado houve registro de nove mortes por covid-19. Além disso, a direção clínica do Hospital São Vicente informou por comunicado às autoridades de saúde municipais e estaduais, que o hospital chegou ao limite no atendimento de pacientes, com a lotação máxima dos leitos de UTI.
O mesmo ocorre com o Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza) e com o Hospital Regional. Além disso, as Upas do Primavera e do Batel também possuem pacientes intubados e com capacidade máxima ocupada. “Deus me fez prefeito agora para salvar vidas. E eu vou salvar vidas”.
MEDIDAS DRÁSTICAS
Para isso, Celso Góes se reúne na tarde deste domingo (16) com o Conselho de Saúde. O conselho formado por médicos e especialistas, avalia a gravidade da pandemia. Por fim, também participam da reunião os secretários do município, para elaboração de um novo decreto de enfrentamento da covid-19 no município.
Leia outras notícias no Portal RSN.