Precisamos nos unir com os prefeitos da Região para decretar medidas drásticas. De nada adianta a gente ter ação isolada. O momento está complicado.
O pedido parte do secretário municipal de Saúde, Alain Cesar de Abreu, de Pinhão. “Se a gente decreta lei seca aqui e os outros municípios próximos não o fazem, as pessoas saem daqui e vão comprar bebidas alcoólicas onde está liberada a venda”. Entretanto, trata-se de apenas uma das preocupações do secretário. Conforme Alain, a situação do município que fica a apenas 51 quilômetros de Guarapuava, mostra-se muito grave. “Tivemos um aumento no número de casos em 40% nos últimos dias sem computar o resultado do Dia das Mães”.
Conforme o secretário, para se ter um parâmetro, basta dizer que o município está com 103 casos ativos, 2.022 confirmados, 75 suspeitos e 49 mortes. Seis vereadores positivaram. Desses quatro estão fora do isolamento. Todavia, Jerson Costa Antunes encontra-se na UTI num dos hospitais de Guarapuava. Enquanto Alexandro Caldas Camargo se recupera em casa.
PREFEITO REINTERNADO
Entretanto, o prefeito José Vitorino Prestes continua internado no Hospital São Vicente em Guarapuava. De acordo como secretário, esta é a segunda vez que ele é hospitalizado, após contrair a covid-19. Hipertenso e com diabetes, José Vitorino, segundo Alain, se recupera das sequelas provocadas pela doença.
Além desses, muitos servidores e figuras públicas positivaram, assim como o padre Claudemir Didek, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo encontra-se internado e a Igreja está interditada.
Conforme o secretário, a estrutura de saúde não comporta a demanda. O Pinhão conta com apenas um hospital com 12 leitos, além de 20 unidades básicas de saúde. Entretanto, apenas uma, a Sentinela, atende covid-19. “Estamos entrando em colapso”.
MEDIDAS DRÁSTICAS
Por fim, para conter a evolução dos números da covid-19, Alain de Abreu disse que novo decreto será editado nesta segunda (17). “Vamos tomar medidas drásticas, decretar lei seca e outras restrições. Vamos nos reunir durante a tarde para deliberar sobre tudo isso. Assim, o momento é de conter o vírus”.
Leia outras notícias no Portal RSN.