22/08/2023
Paraná Região Saúde

Bachir Abbas decreta estado de emergência em União da Vitória

Aumento no número de casos da covid-19 impõe medidas rigorosas. Prefeito Abbas diz que não importa se as medidas são impopulares ou não

prefeito união da vitória

Aumento no número de casos da covid-19 impõe medidas rigorosas. Prefeito Abbas diz que não importa se as medidas são impopulares ou não (Foto: Ascom/Prefeitura de União da Vitória)

O aumento gradativo nos casos da covid-19 levou o prefeito Bachir Abbas a decretar ‘estado de emergência’ em União da Vitória. De acordo com boletim divulgado nesta quarta (19) ao meio-dia, são 413 casos ativos e 84 mortes. Além de 204 casos suspeitos, 4.831 conformados e 4.334 recuperados. Conforme o último censo do IBGE, o município conta com cerca de 57 mil habitantes.

Para conter esse aumento, o prefeito decretou ‘lockdown’ nos dois últimos domingos: 23 e 30. Entretanto, o bloqueio geral começa nos sábados 22 e 29 às 20h30 e segue até as 6h de segunda. Outras medidas também constam no decreto, como o ‘toque de recolher’ das 20h30 às 6h. Entretanto, a exceção fica por conta de postos de combustíveis, farmácias e hospitais. Além de multa de R$ 600 a pessoas físicas e de R$ 7 mil para pessoas jurídicas em desobediência com as normas restritivas.

Conforme o prefeito Bachir Abbas, ele suspendeu as aulas presenciais das escolas particulares, estaduais e universidades. As aulas das escolas municipais já estavam sendo on-line. De acordo com Abbas, a pandemia exige normas rígidas.

Não temos problema nenhum das decisões serem populares ou impopulares. O momento dos governantes é de tomar decisões. O nosso principal foco é a preservação da vida. Isso é o que faremos.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, esse é o pior momento da pandemia na cidade. “Somando os casos de Porto União, são mais de 750 casos ativos nos dois municípios”. União da Vitória e Porto União são ‘cidade gêmeas” separadas apenas por uma ponte. Conforme o secretário, para conter o avanço da doença a fiscalização age com maior rigor.

Assim, nos últimos dias foram multadas 40 pessoas pelo não uso de máscara e pelo consumo de narguilé. Além de cinco estabelecimentos comerciais notificados. “São pessoas que temos que ficar monitorando porque muitos não respeitam essa situação. São várias situações, que vão acarretando um cansaço da equipe. Uma situação que precisa de mais profissionais os quais não encontramos”.

COMÉRCIO ABRE

Entretanto, o novo decreto contempla a abertura do comércio. Conforme o prefeito Bachir Abbas, não é possível que o comércio que está tomando as medidas certas, pague por pessoas que não entenderam o momento. “Não vamos nos arrepender pelas atitudes que tomamos. Poderíamos nos arrepender pelas atitudes que não tomamos e não vamos nos omitir nesse momento grave”.

Assim sendo o comércio permanece aberto de segunda a sexta, das 6h às 18h. Já bares, lanchonetes, restaurantes e similares, será das 6h às 20h30. Todavia com apenas 30% da capacidade. Todavia, salões de beleza, barbearias funcionam de segunda a sábado, das 9h às 20h30, com agendamento. As academias da ginástica ficam abertas de segunda a sexta, das 6h às 20h30, com 30% da capacidade.

Outro ponto é o transporte coletivo urbano que pode circular com 50% da lotação. Entretanto, os passageiros devem se sentar em zigue zague, respeitando o distanciamento de 1,5 metros entre um e outro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.