O prédio antigo e em deterioração deu lugar a um espaço amplo, claro e iluminado. É ali na Unidade de Saúde, no Jardim Pérola do Oeste, que a partir desta quinta (20), serão atendidos casos de urgência e emergência. Ou seja, casos graves como AVC, infarto, crises renais, acidentados, por exemplo.
Com a reabertura do espaço humanizado, as unidades de pronto atendimento (Upas) do Batel e da Primavera passam a ser referências exclusivas para a covid-1. Entretanto, segundo a enfermeira Angela Maria de Camargo, gestora da Unidade Trianon, faz um apelo. “As pessoas que estão com cólica menstrual, ou com escabiose (sarna), por exemplo, não devem vir à Upa. Elas devem procurar atendimento na unidade de saúde mais perto de casa.
Para isso, a enfermeira defende um projeto de educação em saúde. “As pessoas precisam ter a consciência do que é urgência e emergência. Elas precisam entender que a saúde básica é onde começa o atendimento”.
Dessa forma a UPA Trianon conta agora com 14 leitos novos, divididos entre masculinos e femininos, além de 10 poltronas. Além disso, conta também com sala para Raio X, quatro leitos de pediatria, recepção de ambulâncias, salas de emergência e de pré- consulta, sala de enfermagem. Conforme a enfermeira, a comunidade interagiu e acolheu a ideia de que faz parte dessa geração de saúde. A equipe também aumentou. Até então eram cinco profissionais pela manhã e seis durante tarde. Agira serão 10 pela manhã e 11após o almoço.
REPAGINADA
Quem já precisou de atendimento na Unidade de Saúde do Trianon sabe muito bem da falta de comodidade que o espaço deixava de oferecer. Ali funcionava uma biblioteca e não havia nenhuma condição para ser uma unidade de saúde. Todavia, há cerca de 20 dias, a unidade foi fechada. Funcionários da Surg fizeram adequações. Quebra uma parede aqui, tira uma escada dali. Conforme a enfermeira Angela, os espaços foram surgindo, sendo readaptados. Uma espécie de ‘buraco’ sob uma escada virou uma rouparia.
Entretanto, enquanto os servidores da Surg executavam a reforma, funcionários da própria UPA também colocaram a ‘mão na massa’. “Havia muito móveis velhos, já sem uso. Tudo foi reciclado. Pintamos as paredes, reciclamos armários, lixamos e pintamos os suportes para soro. A sociedade nos ajudou com doações. Os leitos estão novinhos, com lençóis novos. Essa ação solidária e voluntária nos fez muito bem. Porque queríamos que os servidores tivessem um lugar arejado, com cores, para trabalhar. E os pacientes se sentem mais acolhidos”.
De acordo com o prefeito Celso Góes (CDN), uma gestão humanizada passa também pela percepção de quem está trabalhando, fazendo parte da gestão. “O setor de saúde já é pesado. As pessoas doentes ficam fragilizadas, ainda mais neste momento tão difícil pelo qual estamos passando. Por isso, precisamos ter empatia com o próximo”.
RESPIRADORES
Ainda nesta quinta (20) o prefeito Celso Góes recebeu três novos respiradores. A entrega ocorreu na UPA Trianon. Conforme Celso Góes, os equipamentos destinam às Upas Primavera (1) e Batel (2).
Leia outras notícias no Portal RSN.