22/08/2023
Guarapuava Saúde

HSV controla entrada de pacientes por superlotação

Com a alta procura de atendimentos nesta quinta (20), o Hospital São Vicente de Paulo buscou controlar a capacidade intra-hospitalar

São Vicente controla entrada (Foto: Jota Terres/RSN)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Guarapuava, segue atendendo as necessidades de saúde da população em meio a pandemia de covid-19. No entanto, na tarde de hoje (20), a equipe do HSVP enfrenta uma superlotação. Desse modo, o Pronto Socorro se limitou a atender apenas casos de emergência. A Unidade de Pronto Atendimento do Trianon, abriu as portas nesta quinta, após passar por reformas, mas se destina somente a situações de urgência.

Conforme um folheto distribuído na porta do HSV, aqueles que precisarem de uma consulta devem entrar em contato pelo telefone (42) 3621-7800, após três horas desde a procura inicial por atendimento. O retorno à unidade deve ocorrer em caso de piora significativa no estado de saúde.

De acordo com moradores locais que procuraram atendimento, uma enfermeira estava na porta pedindo desculpas por não poder auxiliar todos que estavam ali. As medidas tomadas buscam controlar a capacidade intra-hospitalar.

De acordo com a provedoria do HSV, até ontem (19) a UTI de covid-19 tinha 18 pacientes, quando a capacidade é oito. Outros cinco, estavam em estado grave, aguardavam leitos e recebiam atendimento no Pronto Socorro. Enquanto a enfermaria e apartamentos somavam 27 pacientes. Dessa maneira, o destaque é que a UTI do hospital estava com 180% da lotação ocupada. Sendo assim, o que confirma o colapso na Saúde. Por isso o alerta para a população continua.Por isso, a prevenção é o uso de máscaras, álcool em gel e as novas regras estabelecidas em decreto.

Leia outras notícias no Portal RSN

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.