A obra de construção do condomínio para idosos em Prudentópolis, do programa Viver Mais Paraná ultrapassou 60% de execução. O empreendimento que recebe mais de R$ 4 milhões de recursos, será entregue ainda este ano à população. Conforme o chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, a obra está em ritmo acelerado.
Estamos com 60% de construção, todas as casas já estão cobertas. Desse modo, a previsão é que a obra termine até outubro, mas pode ser que seja concluída antes do prazo pelo bom andamento.
Assim, a obra conta com 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. As unidades também vão contar com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato.
As moradias têm 42 metros quadrados e são construídas em duplas, conjugadas. As casas construídas de alvenaria, inclusive a laje, permite conforto térmico e acústico dos moradores. Desse modo, os imóveis projetados para abrigar um idoso ou um casal, têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa.
Além disso, o condomínio conta com uma horta comunitária elevada com estrutura de concreto e floreiras, academia ao ar livre, quiosques, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca. Bem como, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, sala administrativa, salão de jogos e espaço de atendimento médico. O complexo fechado com muros conta com portão e guarita 24 horas.
CONTRAPARTIDAS
Em parceria com o município, os moradores vão ter visitas periódicas de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e educadores físicos no condomínio. A administração municipal também se responsabiliza pela doação da área para a construção do empreendimento. Segundo o prefeito Osnei Stadler, o empreendimento é fundamental para o município.
Temos uma demanda grande para essa faixa etária no município, estamos contentes em poder proporcionar essa estrutura que dará uma qualidade de vida melhor para eles.
REQUISITOS
A iniciativa do programa Viver Mais Paraná organizada a partir de um aluguel social mensal de 15% do salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 165. Desse modo, podem participar da seleção das unidades pessoas a partir de 60 anos, com renda de um a seis salários mínimos e que não possuam casa própria.
Assim, os interessados podem se inscrever pelo site. Por fim, quem não for atendido na primeira fase, continuará na lista de espera do condomínio. E poderá ser contemplados dentro dos outros programas da Cohapar.
Leia outras notícias no Portal RSN.