22/08/2023
Região Saúde

Foz do Jordão registra novo caso suspeito de dengue

Na 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, a Saúde informa que ocorreu uma nova suspeita da doença, passando de 77 para 78

pernilongo05

Foz do Jordão tem três suspeitas de dengue (Foto: Reprodução/Pixabay)

Um novo registro de caso suspeito de dengue foi apresentado na 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, em Foz do Jordão. Desse modo, passando para 78 notificações. Entretanto, ainda sem novas confirmações, a regional continua com nove resultados positivos para a doença. Então, a taxa de incidência é de menos de 1%. Isso porque, entre 455.880 mil pessoas, apenas nove se infectaram.

Prudentópolis segue como o município com maior número de notificações, com 25 suspeitas. E, é seguido por Guarapuava com 15. Os municípios com casos confirmados são Cantagalo, Guarapuava, Laranjal, Pitanga, Prudentópolis e Rio Bonito do Iguaçu. Laranjal possui o maior número de pacientes infectados com dengue, ou seja, três pessoas contraíram a doença. Assim, a nova suspeita ocorreu em Foz do Jordão, que no boletim epidemiológico da dengue da semana passada tinha duas notificações e agora apresenta três.

Cantagalo recebeu cinco notificações e Pinhão quatro. Boa Ventura de São Roque tem cinco casos suspeitos. Já os municípios de Laranjal, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond tem três. Além disso, Marquinho e Palmital já registraram duas suspeitas da doença. Por fim, Nova Laranjeiras e Reserva do Iguaçu possuem um caso suspeito cada.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com a pandemia da covid-19, as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa. Já sabemos que 90% dos focos estão nos domicílios. A melhor forma de acabar com a transmissão é a retirada mecânica destes focos. Então, convocamos a todos para este combate.

DENGUE NO PARANÁ

O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa terça (25) confirma uma nova morte. Agora, são 23 mortes neste período epidemiológico, iniciado em agosto de 2020. Os dados totalizam 18.735 casos confirmados, sendo 2.056 a mais que na semana anterior.

No total, 359 municípios registraram pessoas com dengue. Isso representa 90% das cidades paranaenses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.