Uma campanha de conscientização e combate à pobreza menstrual está sendo lançada em Guarapuava. A iniciativa é da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Centro Universitário Campo Real e Uniguairacá.
Assim, o intuito é arrecadar absorventes para entregar a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em Guarapuava, quase 6 mil famílias nessa situação são chefiadas por mulheres. Sendo assim, os interessados em contribuir podem entregar na Campo Real e Uniguairacá, no paço municipal e na tenda de vacinação.
Conforme a pró-reitora acadêmica da Campo, Patricia Melhem Rosas, as campanhas a favor da dignidade menstrual buscam dar visibilidade e ajudar mulheres que não possuem as mínimas condições de passar pelo período menstrual.
Existem mulheres que não possuem renda o suficiente para comprar absorventes e precisam improvisar de forma caseira para conter o sangramento menstrual. Então, utilizam materiais impróprios, tudo com o objetivo de não precisar parar suas vidas todos os meses durante esse período.
Hoje, a falta de dignidade menstrual atinge 26% das adolescentes brasileiras e as políticas públicas para resolver essa situação ainda estão escassas. Desse modo, a união quer fazer essa arrecadação em diferentes pontos da cidade para atingir o maior número de pessoas.
Leia outras notícias no Portal RSN.