22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava oferta oficinas variadas para todas as idades

Tem oficinas de canto e violão, xadrez, ginástica, dança gaúcha, atividade física e alongamento. Você assiste de casa e na hora que quiser

WhatsApp-Image-2021-04-16-at-11.30.56-1

Tem oficinas de canto e violão, xadrez, ginástica, dança gaúcha, atividade física e alongamento. Você assiste de casa e na hora que quiser (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava está oferecendo oficinas gratuitas para crianças, adolescentes, jovens e idosos que são atendidos pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Entretanto, as atividades também estão disponíveis para a população em geral. Desse modo, as oficinas ajudam na motivação da população neste momento de pandemia e isolamento social.

Além disso, as pessoas podem assisti as oficinas de casa e em qualquer horário. A responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ana Paula Moliani afirma que na página existem oficinas extremamente importantes. “Tem aula de canto, violão, alongamento, aulas de ginástica, contação de história para crianças e idosos, danças gauchescas, entre outras”.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, o serviço oferece também aulas técnicas e teóricas de direção de kart para crianças e adolescentes. A intenção é que assim que possível, essas aulas se tornem presenciais.

“Eles aprendem sobre mecânica, como funciona a troca de pneu, que tipo de pneu é usado. Isso pode despertar o interesse dos jovens em fazer um curso técnico em mecânica ou algum outro curso relacionado à área. Então, nós estamos direcionando o jovem para uma profissionalização, pensando lá na frente”.

IDOSOS

Para as pessoas idosas existem oficinas de musicalização, contação de histórias, alongamento e dança gaúcha. Conforme Ana Paula, as atividades atingem uma área do cérebro que não é alcançada pelo Alzheimer.

“Então quando a pessoa retoma aquela parte da música lá dos anos dourados, além de gerar um bem-estar, ajuda com relação ao Alzheimer. A música é armazenada em uma área do cérebro diferente das outras memórias. Assim, muitas vezes as pessoas esquecem nomes de familiares, mas lembram das canções que lhes marcaram”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

PALESTRAS

Nas terças, a página do SCFV oferece palestras que tratam de saúde e nutrição. Nas palestras existem cardápios nutricionais, dicas sobre o SUS com uma médica e informações sobre a saúde da mulher.

Contudo nas sextas têm vídeos sobre os serviços ofertados pela assistência social, como quais são os direitos da população e em que departamentos buscar atendimento.

OFICINAS

Canto e Violão, Xadrez, Ginástica, Dança Gaúcha, Corrida de kart, Musicalização Infantil, de Adolescentes e para pessoas idosas e atividade física/alongamento para idosos.

Além disso, as crianças atendidas pelo CRAS têm direito ao empréstimo de violão. Os pais assinam um termo de responsabilidade para devolver quando a aula tornar a ser presencial.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

ONDE ASSISTIR

Assim, os vídeos das oficinas estão disponíveis na página do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Facebook.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Por fim, o SCFV é um Serviço da Proteção Social Básica que possui entre outras atribuições, a prevenção das vulnerabilidades sociais. Desse modo, o público são crianças, adolescentes e as famílias, inseridas no Cadastro Único.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo