O prefeito de Irati, Jorge Derbli classifica maio como sendo o mês mais cruel durante a pandemia. De acordo com os números da covid-19, o município soma 128 mortes no total. Mas o último boletim, de terça (1), aponta 2.300 casos confirmados e 61 mortes somente em maio.
Entretanto, apesar desses números, para conter o colapso econômico, uma das consequências da pandemia, Derbli anunciou novo decreto que passa a vigorar a partir de 0h desta quarta (2) até o dia 16 de junho.
Entretanto, segundo o prefeito, a situação econômica das pessoas depende do retorno das atividades que estão há 14 dias paralisadas. Assim sendo um novo decreto expedido nessa terça (1) flexibiliza atividades não essenciais.
ECONOMIA
Dessa forma, entre as medidas tomadas a novidade fica por conta também da ‘lei seca’, das 20h as 5h. Assim, está proibida a venda de bebidas alcoólicas por quaisquer meios e estabelecimentos às sextas, sábados e domingos de vigência do documento. O toque de recolher será das 20h as 5h.
Fizemos de tudo: lockdown, fechamos, restringimos e avaliamos que até teríamos que prolongar este decreto por mais alguns dias, pois é somente o distanciamento e a não circulação de pessoas que podemos evitar a contaminação.
LIBERADO
De acordo com a novas regras, as atividades comerciais estão liberadas de segunda a sexta até as 19h30. Porém, com ocupação de 40% do espaço. Também estão liberadas as academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros de estética e afins. Todos com 30% da capacidade de lotação.
Já os supermercados, panificadoras, mercearias e açougues devem ter 40% de ocupação. Entretanto, está proibida a entrada de menores de 12 anos nos supermercados.
Conforme o novo decreto, nos sábados, 5 e 12 de junho, poderão abrir somente supermercados, açougues, panificadoras e mercearias. Assim como farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e entrega de alimentos no sistema delivery. Lojas de conveniências ficam fechadas.
Contudo, aos domingos e feriados, 3, 6 e 13 de junho, abrem apenas farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e entrega de alimentos (delivery) até as 22h.
E atenção: qualquer estabelecimento ou indústria com três funcionários ou mais infectados será fechado pela Vigilância Epidemiológica por até 14 dias.
SERVIÇO
O decreto, na íntegra, pode ser acessado aqui.