O aplicativo Fala Saúde, lançado em 2018 pela Prefeitura de Guarapuava, começou a alertar os usuários de áreas onde há focos do mosquito Aedes Aegypt. Esse inseto é o responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Zika-vírus e Febre Amarela.
Assim, o ‘app’ envia um alerta para os usuários do aplicativo, caso tenha um foco próximo onde ele mora. Essas informações ganham visibilidade pelo Plano Nacional de Combate à Dengue. O Plano recolhe as informações de onde são encontradas larvas do mosquito e faz o cadastro no Fast Medic. Trata-se de uma plataforma de gestão em Sistemas de Saúde.
Além disso, o aplicativo reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, como, fechar corretamente lixeiras e depósitos de água. Bem como, preencher pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los regularmente. Além da troca constante da água de animais domésticos. Sendo assim, deve se evitar acumuladores de água, como pneus, calhas e piscinas.
No momento, em Guarapuava, estão registrados 101 focos, 594 larvas e 45 pupas (fase da metamorfose do inseto pós larva). Por fim, o PNCD junto a Vigilância Ambiental cuidam da remoção e do uso de larvicidas nos focos identificados.
Leia outras notícias no Portal RSN.